Subscribe:

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Câmara e Senado retomam trabalhos nesta semana

Deputados e senadores retomam os trabalhos legislativos nesta semana após um mês de recesso. O retorno às atividades legislativas está marcado oficialmente para quinta-feira, 2 de fevereiro, a partir das 16h. Na ocasião, ocorrerá a sessão solene do Congresso Nacional, que deverá contar com a presença de outras autoridades federais além dos parlamentares.

Antes da abertura oficial dos trabalhos do Legislativo, Senado e Câmara irão escolher seus novos presidentes e demais integrantes da Mesa Diretora. Os escolhidos esta semana vão comandar o Parlamento até o fim desta legislatura, que termina em 31 de janeiro de 2018.

No Senado, a eleição ocorrerá na quarta-feira, 1.º. A tradição determina que os partidos indiquem nomes para ocupar esses cargos de acordo com a proporção de senadores que possuem em atividade. Na Câmara, a quarta-feira será um dia de negociações para a eleição que vai ocorrer na quinta pela manhã, a partir das 9h.  Em votação secreta, serão eleitos presidente, dois vices, quatro secretários e quatro suplentes.

O cargo de presidente da Câmara é o primeiro na linha sucessória da Presidência da República. Os cargos das mesas diretoras da Câmara e do Senado têm mandato de dois anos.

0 comentários:

Postar um comentário