Subscribe:

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Prefeitura de Umarizal distribuirá 8 mil quilos de semente do Programa Banco de Sementes aos agricultores da cidade


A Prefeitura Municipal de Umarizal (PMU), recebeu na tarde desta terça-feira (22), quase 8 mil quilos de sementes do Programa Banco de Sementes e que serão destinados exclusivamente aos agricultores umarizalenses. Este programa é uma parceria entre a PMU, a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca e a EMATER.

Para o inverno de 2017, a ação da Prefeita Elijane Paiva (DEM) vai beneficiar 610 produtores rurais e serão disponibilizados 3.050 kg de milho, 1.830 kg de sorgo e outros 3.050 kg de feijão. “A distribuição de sementes é um programa fundamental para a subsistência do agricultor de nosso município. Este ano, apesar da crise financeira que enfrentamos, determinamos que todo o corpo técnico da Secretaria de Municipal de Agricultura desprendesse todos os esforços para ampliar o número de agricultores beneficiados e entregarmos quase 8 toneladas de sementes”, comenta a prefeita Elijane.

Sabemos das dificuldades que nossos agricultores têm vivido com uma seca tão severa, mas nossas esperanças se renovam com as chuvas que já chegaram e ainda estão chegando em toda a região do Alto Oeste do Estado. Por isso a importância de colocarmos nas mãos do agricultor a semente da mudança, aquela que irá fazer a diferença ao longo de todo este ano, que trará ao homem do campo novos tempos e uma melhor qualidade de vida”, finalizou a gestora municipal.

O Programa Banco de Sementes teve início em 2005 e prevê o fornecimento do estoque inicial de sementes selecionadas para o plantio de milho, arroz e feijão para subsistência das famílias e sorgo Ponta Negra para forragem dos rebanhos. Todas são variedades adaptadas para o semiárido e têm o acompanhamento dos pesquisadores da Emparn e Embrapa, que através de suas pesquisas proporcionam ao agricultor familiar do RN sementes precoces e de ciclo rápido, de forma que o produtor possa aproveitar ao máximo a quadra chuvosa no estado.

0 comentários:

Postar um comentário