Subscribe:

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Uma análise sobre o atual momento político no nosso estado

Com os últimos acontecimentos políticos, a divulgação da pesquisa SETA, Neto Queiroz em seu blog fez entendimentos de bastidores, com elementos para fazer rápida análise sobre o atual momento político no Estado.

FAVORITISMO DE FÁTIMA BEZERRA

Segundo a pesquisa Seta Fátima Bezerra lidera hoje a corrida pela disputa do Governo do RN. Tem 20% de intenções na estimulada. Pode parecer bom a liderança neste momento, mas convenhamos que se trata de um teto muito baixo. 20% é insuficiente sequer para alçar Fátima a um segundo turno. Então se trata de um falso favoritismo, com pouco fôlego para uma corrida de longa distância.

CARLOS EDUARDO NA DISPUTA

Para os que me perguntam se Carlos Eduardo Alves será candidato ao Governo, respondo que não tenho nenhuma dúvida disso. Carlos atua como pré-candidato e trabalha para se candidatar. O grande entrave é que os Alves não dão nenhuma garantia que estarão no palanque, principalmente Garibaldi Filho que vê dificuldades nesse palanque com excesso de Alves.

WALTER ALVES E HENRIQUE ALVES

Esse é um problema sério para ser resolvido dentro do PMDB. Os dois disputando votos para deputado federal é sério o risco de um não se eleger. Em tempos normais seria mais fácil, mas com a Lava-Jato e as denúncias de corrupção as chances dos dois se tornam críticas. Henrique leva vantagem porque controla os diretórios municipais. O pescoço de Waltinho é quem está no risco.

GARIBALDI E A REELEIÇÃO

A prioridade de Garibaldi Filho é eleger o filho Walter Alves. Se para isso precisar sacrificar sua candidatura à reeleição ele o fará. Hoje a situação é complicada, porque Henrique tem a prioridade do PMDB potiguar. Garibaldi entende que o palanque de Carlos Eduardo tem Alves demais e procura alternativas num palanque novo, mas para isso precisa ter o controle do partido, coisa que ele não tem.

O PSDB POTIGUAR

Com a chegada de Ezequiel Ferreira ao controle do PSDB potiguar, há um horizonte plausível de que os tucanos serão o mais forte palanque para 2018. Cerca de 30 prefeitos e vice-prefeitos, cinco deputados estaduais e mais 3 querendo se filiar  e mais de uma centena de vereadores. O PSDB tem também o nome novo no seu palanque, Tião Couto, que o partido trabalha para uma possível chapa majoritária.


ROBINS0N VAI DISPUTAR?

Acredito que sim. Não lhe resta opção. O seu grupo político precisa de um palanque. O PSD é forte no Estado, tem chapas prontas para as proporcionais e não pode ficar a reboque dos outros. A pesquisa mostrou que Robinson não está morto, é o segundo na preferência, embora seja uma margem baixa, de apenas 15%. Minha convicção, portanto, é que Robinson disputará a reeleição sim.

QUATRO CHAPAS PARA O GOVERNO

Do jeito que o quadro político no Estado se apresenta, penso existirem quatro pré-candidatos em processo de maturação dos projetos. Robinson, a reeleição; Carlos Eduardo Alves,  com PMDB e PDT juntos; Tião Couto, como nome novo do PSDB na disputa; e Fátima Bezerra, o nome  petista do momento no RN.

Do Neto Queiroz

0 comentários:

Postar um comentário