Subscribe:

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Secretaria de Saúde de Viçosa realizou atividades relacionadas a Práticas Integrativas e Complementares


Foi realizado em Viçosa na UBS Brás de Souza Barra, na última segunda-feira, dia 27/11/17 a prática do Jardim Terapêutico, fazendo parte das ações de Práticas Integrativas e Complementares – PIC`s na atenção básica.

Jardins terapêuticos são espaços públicos para trocas de experiências, valorização do saber popular e tradicional, aproveitamento de espaços ociosos em práticas populares, foi realizado o caminho das sensações onde você tem a possibilidade de ver, ouvir, sentir e aprender, a sensação de pisar em algo que você não está vendo, mais que mesmo assim quer continuar a sentir, e no final deste caminho as pessoas são surpreendidas por uma sala aromatizada, por chás e plantas medicinais regional, em seguida as pessoas foram destinadas a sala de relaxamento com fisioterapeuta com varias atividades de relaxamento, a  “tenda do conto” com o odontólogo, um espaço destinado aos usuários contar suas vivências a partir de um objeto físico, como um vaso, retrato, moinho ou vestido, por exemplo, onde foram ouvidas muitas histórias, boas lembranças, ao final das atividades as pessoas foram surpreendidas com uma bela mesa de frutas, onde a Nutricionista explicou a importância do consumo das frutas e seus benefícios, houve também a degustação. 

A prática de jardins terapêuticos pode transformar a ambiência em uma unidade de saúde e até da comunidade, melhorar a relação da comunidade com os serviços e consigo mesma. A valorização do auto-cuidado , gera autonomia e redução da dependência do usuário pelo serviço de saúde. O acolhimento feito com chás medicinais, os óleos essenciais são utilizados para produção de aromatizadores de ambientes melhorando a vitalidade e humor dos usuários. A produção de medicamento caseiro aumenta a autoestima e a possibilidade de cultivar e o cuidado com a natureza está cientificamente comprovado que promove saúde e melhora a satisfação e a qualidade de vida. (Ministério da saúde).

0 comentários:

Postar um comentário