Subscribe:

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Mossoró tem quase 10 pré-candidatos à Assembleia Legislativa

Nas eleições estaduais de 2014, Mossoró não elegeu um representante, com origem na cidade, para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, interrompendo uma sequência de décadas. Um prejuízo enorme para a segunda maior cidade do estado, detentora do segundo maior colégio eleitoral, que ficou sem voz na Casa Legislativa e, por consequência, teve as demandas represadas.

Os eleitores mossoroenses decidiram apostar em candidatas de outras regiões, levados pela onda da mudança e, também, por um quadro político confuso. A cidade havia acabado de sair de um processo eleitoral traumático, com a cassação do mandato da ex-prefeita Cláudia Regina (DEM) e a eleição de Silveira Júnior (PSD) para Prefeitura, em disputa suplementar.

Criou-se, a partir daí, a ideia do voto contra as “forças tradicionais” da cidade (leia-se família Rosado), com Silveira puxando o movimento em favor de seu candidato a deputado estadual Galeno Torquato (PSD). Surtiu efeito, com os votos dos mossoroenses migrando para os chamados “candidatos forasteiros”, que nunca trabalharam pela cidade, mas que em época eleitoral aparecem em busca de voto.

Os números finais das eleições de 2014 comprovam isso. Do universo de 160.013 eleitores mossoroenses, contados 105.149 votos válidos, apenas 25.866 foram distribuídos aos candidatos de Mossoró: Larissa Rosado (PSB), 24.585; Leonardo Nogueira (DEM), 9.111; Neto Vale (PC do B), 1.243; Gladestone Heronildes (PMDB), 770; e Edson Barbosa (PV), 157 votos. Esse total equivale a pouco mais de 20% do número de eleitores e apenas um terço dos votos válidos.

Enquanto isso, os candidatos com origem e trabalho em outras cidades e regiões abocanharam mais de 40% dos votos válidos, com destaque para a votação de Galeno Torquato, que recebeu 12.306 votos, o segundo colocado na cidade, ficando atrás apenas de Larissa Rosado. Também foram bem votados os deputados Souza (PHS), 4.186 votos; Fernando Mineiro (PT), 3.914; Getúlio Rêgo (DEM), 3.496; além dos candidatos Adnúbio Melo (PSDC), 3.471 votos; e Bispo Francisco (PSC), 2.130 votos.

Para se ter ideia da supremacia dos candidatos de fora, na lista dos dez mais votados em Mossoró, apenas dois candidatos da cidade apareceram: Larissa e Leonardo; e na lista dos 20 mais votados, Mossoró acrescentou apenas mais um: Neto Vale.

POUCOS CANDIDATOS

A disputa de 2018 para deputado federal, até aqui, não tem atraído um grande número de políticos locais, ao contrário do que acontece com a corrida à Assembleia Legislativa. Até aqui, confirmado apenas o projeto de reeleição do deputado Beto Rosado e a pré-candidatura do Lawrence Carlos (Solidariedade), que foi prefeito de Almino Afonso, mas é filho de Mossoró e reside na cidade.

A ex-deputada Sandra Rosado tem dito que deseja voltar à Câmara, no entanto a sua candidatura não é uma certeza, haja vista as dificuldades que o seu grupo político enfrenta.

Do Cesar Santos

0 comentários:

Postar um comentário