Subscribe:

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Vexames eleitorais comprometem futuro de Tião e Jorge do Rosário

Do Carlos Santos

Nomes até então em vertiginosa ascensão na política de Mossoró, os empresários Tião Couto (PR) e Jorge do Rosário (PR), candidatos a prefeito e vice em 2016, colecionam fracassos eleitorais em 2018 que colocam em cheque o futuro próximo de ambos no espaço geopolítico paroquial.

Hora de repensar tudo. Passar uma régua. Ter um pingo de humildade, se possível. Quem sabe até, ouvir quem os contrarie.
Mesmo diante do desgastado governo municipal da prefeita e adversária Rosalba Ciarlini (PP), Tião e Jorge encolheram drasticamente.  Na luta municipal em que ficaram em segundo lugar como prefeito e vice, eles empalmaram 51.990 (39,39%) votos. Agora, vexame.

Tião ‘substituiu’ Sandra Rosado

O melhor desempenho em 2018 ficou com Jorge como candidato à AL, ao obter 12.017 votos (10,21%) em Mossoró. Porém, apenas o terceiro lugar no município e longe de se eleger no cômputo geral estadual, quando totalizou 23.512 (1,39%). É o 4º suplente de sua coligação.

Tião topou o desafio de ser vice na chapa do governador-candidato Robinson Faria (PSD), que chegou a ser reprovado administrativamente por mais de 80% da população do RN. Dias antes, o lugar tinha sido ofertado e recusado pela vereadora e ex-deputada federal Sandra Rosado (PSDB), adversária figadal de Tião.

Na chapa, afundou ao lado do próprio Robinson e colocou uma “bigorna” no pescoço de Jorge do Rosário, que submergiu também.

A votação mixuruca e humilhante da chapa ao governo Robinson-Tião em Mossoró (8.996 votos,8,30%) e a não-eleição de Jorge à Assembleia Legislativa são dilacerantes. Dão razoável ideia de como foram equivocadas as estratégias e as decisões tomadas pela dupla ao longo de vários e vários meses, pessoas de sucesso pessoal-empresarial estelar.

Na arenga caseira de Mossoró, apesar do esforço sobre-humano para pelo menos superar a chapa apoiada pela prefeita Rosalba Ciarlini, com Carlos Eduardo Alves (PDT)-Kadu Ciarlini (PP), Tião e o governador ficaram na quarta colocação. Terceira, no estado.

‘Troféu’ de micos

Foram superados inclusive por Brenno Queiroga (SD), que praticamente não teve programação de campanha no município, mas mesmo assim empilhou 11.810 votos (10,89%).

O vexame só não foi maior, porque a Rosalba ostenta o ‘troféu’ de campeã de micos eleitorais nessa contenda municipal. Todos os candidatos que apoiou e trabalhou, perderam. Todos, sem exceção. A chapa com seu filho Kadu Ciarlini foi engolida por Fátima Bezerra (PT)-Antenor Roberto (PCdoB), em maioria de 9,391 votos (8,66%).

Também testemunhou a não reeleição do seu federal Beto Rosado (PP) e da estadual Larissa Rosado (PSDB), os dois com votações bem aquém do que esperavam.

Daqui a pouco menos de dois anos (2020) haverá o pleito municipal. Até lá, é precipitado se falar que alguém está fora do páreo, inclusive a própria prefeita e a dupla Tião-Jorge.

Mas todos precisam fazer um balanço geral de ações e omissões. As urnas deram sinais claros de que os tempos são outros. Novos atores movimentam-se e novidades podem surgir até lá, eclipsando-os. Duvidas? Duvide não. Veja o resultado das eleições de domingo.

Fonte: Blog do Carlos Santos

0 comentários:

Postar um comentário