Subscribe:

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Projeto do congelamento do FPM chega ao Senado

Mais um avanço da Mobilização Municipalista repercute nesta semana. O Projeto de Lei Complementar (PLP) 549/2018, aprovado na última quarta-feira, 21 de novembro, na Câmara dos Deputados, chegou ao Senado e teve o relatório lido em Plenário. Agora, espera-se a aprovação de um requerimento de urgência, para o texto ser apreciado diretamente em sessão plenária – como ocorreu na Câmara – e ir à sanção presidencial.

A proposta trata do congelamento dos coeficientes de distribuição do Fundo de Participação de Municípios (FPM) até que os dados para seu cálculo sejam atualizados com base em novo censo demográfico, previsto para ocorrer em 2020. Como não houve contagem da população em 2015, os gestores reivindicam os números divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que impactam diretamente o repasse da União.

Trata-se de um pleito municipalista por evitar perda de recursos em 135 Municípios brasileiros, que podem ter seus coeficientes rebaixados já no próximo ano.

0 comentários:

Postar um comentário