Subscribe:

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Styvenson quer destinar vagas ociosas em universidades para alunos de baixa renda

O senador Styvenson Valentim (Pode-RN) apresentou nesta quarta-feira (27) projeto que altera a lei que regula o ingresso nas universidades (Lei 12.711/12). De acordo com a proposta, metade das vagas ociosas, por causa da desistência ou transferência de alunos nos cursos, será reservada para candidatos que integrem famílias com renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio per capita.

O curso já existe, os professores já estão em sala de aula, os laboratórios estão montados, mas, às vezes, por falta de alunos, as vagas não são ocupadas. Então, o que esta alteração na lei pretende é abrir mais oportunidades aos estudantes que desejam estar na universidade e ainda não tiveram acesso”, explica o parlamentar potiguar.

Na justificativa da proposta, Styvenson argumenta que o custo do aluno brasileiro no ensino superior público é semelhante ao dos países desenvolvidos e que se torna um desperdício deixar qualquer vaga sem ocupação. “Os indicadores de conclusão da educação superior mostram que o sistema ainda é ineficiente e quem banca com esse ônus é o contribuinte”, observou o senador.

Outro argumento apresentado por Styvenson Valentim é que a medida proposta permitirá a “redistribuição e equalização de oportunidades educacionais” contribuindo dessa maneira para reduzir a desigualdade social.

0 comentários:

Postar um comentário