Subscribe:

sábado, 6 de abril de 2019

Incentivo ao movimento junino é tema de audiência pública na Assembleia Legislativa

Por iniciativa da deputada estadual Eudiane Macedo (PTC), que tem como uma das bandeiras do mandato a cultura junina, a Assembleia Legislativa promoverá audiência pública para debater o incentivo aos festejos juninos no Rio Grande do Norte. O debate acontece na próxima segunda-feira (8), às 9h.

Além de movimentar a economia, por meio da geração de emprego e renda, e preservar uma cultura tão nordestina, tão nossa, o incentivo à cultura é uma importante ferramenta de inclusão, educação e transformação social, de prevenção à violência. Enfim, nosso mandato defende que recursos investidos em cultura retornem para toda a sociedade”, afirma a deputada Eudiane.

Uma das presenças confirmadas é a do presidente da Federação do Movimento Junino do Interior do Ceará (MOJUNI) e membro do Comitê Gestor do Ceará Junino, Vando Rodrigues. O Ceará é um dos estados com maior nível de organização e de incentivo do poder público aos festejos juninos.

Foram convidados para a audiência grupos juninos e entidades representantes das quadrilhas juninas, Federação dos Municípios do RN, Fundação Capitania das Artes (Funcarte), Fundação José Augusto, Gabinete Civil do Estado e de Natal, Secretaria Estadual de Educação e representantes do sistema S.

A deputada Eudiane Macedo apresentou na Assembleia projeto de lei para instituir o programa Escolas Abertas aos grupos culturais. Esse projeto já é Lei em Natal, também de autoria de Eudiane Macedo, que contempla um dos problemas enfrentados pelos grupos juninos, local para se reunir e ensaiar em segurança. Por meio do programa Escolas Abertas, os grupos culturais podem utilizar os espaços das escolas previamente autorizados pela direção, em horários que não comprometam o funcionamento regular da unidade escolar e mediante o compromisso assumido de preservação do espaço público.

0 comentários:

Postar um comentário