Subscribe:

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Bolsonaro diz que “Brasil não tem preço”

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira que o “Brasil não tem preço” e que “20 milhões ou 20 trilhões é a mesma coisa”, em referência à oferta de países do G7 de uma ajuda de US$ 20 milhões para conter incêndios na Amazônia . Bolsonaro recebeu no Palácio da Alvorada o presidente do Chile, Sebástian Piñera, que participou do encontro dos países ricos na França.

— Parece que 20 milhões de dólares é o nosso preço. O Brasil não tem preço, 20 milhões ou 20 trilhões, é a mesma coisa para nós. Qualquer ajuda, como disse o Piñera, de forma bilateral, podemos aceitar, até porque no futuro poderemos também ajudar outro país que tenha um problema semelhante — disse Bolsonaro, ao lado do presidente chileno.

Bolsonaro voltou a estabelecer como condição para negociar a ajuda dos países ricos a uma retratação do presidente da França , Emmanuel Macron, de declarações sobre ele próprio e a “internacionalização” da Amazônia.

— No tocante ao governo francês, o fato de me chamar de mentiroso e de por duas vezes falar que a soberania da Amazônia tem que ser relativizada, somente após ele se retratar do que falou no tocante a minha pessoa, que representa o país como presidente eleito, bom como ao espírito patriótico do nosso povo, que não aceita relativizar a soberania da Amazônia. Em havendo isso daí, sem problema nenhum voltamos a conversar — afirmou.

Piñera declarou que cada país tem que decidir qual ajuda receber:

— Cada país saberá qual colaboração quer receber, e qual não quer receber.
‘Único defensor do meio ambiente’

Bolsonaro ainda disse que Macron quis se colocar como o único defensor do meio ambiente, mas que essa pauta é de “muitos países do mundo”.

— No meu entendimento, houve um aproveitamento por parte do senhor presidente Macron para se capitalizar perante o mundo como aquela pessoa única e exclusiva interessada em defender o meio ambiente. Essa bandeira não é dele, é nossa, é do Chile, é de muitos países do mundo — disse Bolsonaro.

Na internet: Nuvem de fumaça despertou interesse mundial de buscas por queimadas na Amazônia
Segundo o presidente brasileiro, essa posição de Macron ganhou força porque ele é de “esquerda”:
— Essa inverdade o Macron ganhou força porque ele é de esquerda e eu sou de centro-direita.

Informado de que, na França, Macron é considerado de centro, Bolsonaro afirmou que sabe que ele é de esquerda por causa do “comportamento”:

— Para você, para mim, não. Para jornal francês…A gente sabe que ele é de esquerda por causa do comportamento.

0 comentários:

Postar um comentário