Subscribe:

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Câmara, Senado e Economia: acordo tenta pôr fim à guerra pelo pré-sal

Para acabar com a guerra aberta entre o Senado e a Câmara que ameaça desidratar ainda mais a economia com a reforma da Previdência, o governo propôs a divisão do dinheiro do megaleilão de petróleo da área do pré-sal, marcado para novembro, também com senadores e deputados por meio do aumento de recursos para emendas parlamentares. As emendas são verbas do Orçamento direcionadas para os congressistas enviarem aos seus redutos eleitorais.

A nova proposta de governo foi discutida nesta quinta-feira (3/10) entre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ministro da Economia, Paulo Guedes. “Vamos fazer uma construção em conjunto sob a liderança de Alcolumbre (Davi Alcolumbre, presidente do Senado) para que a gente possa aprovar a PEC da cessão onerosa na Câmara e encaminhar para a promulgação”, afirmou Maia, após o encontro.

A disputa pela partilha do dinheiro do pré-sal colocou Maia e Alcolumbre em lados opostos, e abriu uma crise também com governadores e prefeitos. Até agora bastante próximos, os presidentes da Câmara e do Senado brigaram antes e depois do acordo fechado, na semana passada, que abriu caminho para o leilão, mas deixou para depois a definição sobre a forma de divisão dos recursos entre prefeitos e governadores. 

Do Correio Braziliense

0 comentários:

Postar um comentário