Subscribe:

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Riacho da Cruz: Profissionais do Centro de Saúde realizam Teste do Pezinho e Vacina BCG nos Recém-nascidos


A Secretaria Municipal de Saúde de Riacho da Cruz/RN por meio do Ministério da Saúde reforça a importância da realização do Teste do Pezinho, um exame obrigatório para todos os recém-nascidos e gratuito na rede pública de saúde. A data para a coleta do teste do pezinho foi preconizada entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê, principalmente por causa do início muito rápido dos sinais e sintomas de três das seis doenças detectadas pelo Programa, como o hipotireoidismo congênito, hiperplasia adrenal congênita e fenilcetonúria.

Quanto maior a rapidez na identificação e início do tratamento das doenças, maior a possibilidade de evitar sequelas nas crianças. Além disso, a vacinação infantil também é fundamental para proteger a criança de inúmeras doenças, ou seja, todo recém-nascido deve ter sua própria carteira de vacinação e é responsabilidade dos pais cuidar para que esteja sempre atualizada.

De acordo com a direção do Centro de Saúde Júlia de Paiva Nobre, o recém-nascido deve receber, nas primeiras horas de vida, a Vacina contra a Tuberculose (BCG), que esta sendo aplicada pela Enfermeira Kelly e a Técnica de Enfermagem Ana. As demais devem ser administradas de acordo com o Calendário Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

0 comentários:

Postar um comentário