Subscribe:

sexta-feira, 20 de março de 2020

Cloroquina tem bom resultado contra coronavírus, mas uso ainda não é seguro

A notícia de que Donald Trump pediu pressa para o FDA (Food and Drug Administration), órgão que regula os medicamentos nos EUA, aprovar o uso da hidroxicloroquina para tratar a covid-19 trouxe esperança para a luta contra a pandemia de coronavírus.

Usada contra malária, a droga é alvo de mais de 20 pesquisas ao redor do mundo e tem se mostrado muito eficaz no combate à covid-19. Em um recente estudo do Instituto Mediterrâneo de Marselha, na França, por exemplo, o uso da hidroxicloroquina (também chamada somente de cloroquina) foi capaz de eliminar o coronavírus do organismo de 70% dos pacientes após seis dias de tratamento.

Embora os resultados preliminares estejam entusiasmando médicos e a cloroquina tenha uma potente ação anti-inflamatória, que pode ser útil nesse momento de crise, o fato é que o uso da substância contra o coronavírus ainda não é seguro. Por isso os estudos devem avançar com calma. Segundo especialistas ouvidos pelo VivaBem, os resultados obtidos em pesquisas utilizaram doses superiores às aprovadas para tratar a malária —que sabemos ser seguras em curto e longo prazo.

O mundo inteiro acha que a cloroquina será usada agora, mas nós não podemos utilizá-la sem um estudo de segurança" Marcus Lacerda, infectologista da FioCruz.

0 comentários:

Postar um comentário