Subscribe:

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Ministério da Saúde fecha parceria para para processar 3 milhões de exames para covid-19

O Ministério da Saúde fechou uma parceria para processar 3 milhões de exames para detecção da covid-19, no período de 180 dias. Trata-se da primeira parceria de um laboratório privado com o governo que pretende realizar 46 milhões de testes na população brasileira. Parceria foi fechada com a Dasa, maior rede de medicina diagnóstica do país.

É o maior laboratório de exames RT-PCR [teste que detecta o material genético do vírus] do mundo. Para comparação: a Dasa, que é a maior da América Latina, processa hoje 4 mil exames por dia. O novo centro de diagnóstico emergencial terá capacidade para processar 30 mil”, disse Emerson Gasparetto, vice-presidente médico da Dasa. Os resultados dos exames serão entregues em 48 horas.

Segundo Gustavo Campana, diretor médico da companhia, a opção foi por não usar os testes rápidos porque muitos deles têm baixa qualidade e problemas de sensibilidade que geram falsos negativos.
Para processar os 3 milhões de exames, a empresa está montando um centro de diagnóstico em Alphaville, em São Paulo, que será exclusivo para processar exames de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os insumos e equipamentos serão concedidos pelo Ministério da Saúde e a Dasa entra com a montagem da infraestrutura e alocação de 100 a 120 profissionais para processar os exames.

A empresa vai doar os custos de construção do centro de diagnóstico e do pessoal alocado para o Ministério da Saúde. “Após esse período da pandemia, os equipamentos voltarão para os laboratórios do governo”, disse Campana.

O Ministério da Saúde está realizando novos chamamentos públicos para outras fases do programa de testagem da população e a Dasa também poderá participar. Entre eles, estão os projetos de coleta de exames para distribuição aos centros de processamento.

“Estamos abertos para realizar parcerias com outros laboratórios para processar mais exames. Com isso, o centro pode processar até 50 mil exames por dia”, disse Gasparetto.

0 comentários:

Postar um comentário