Subscribe:

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

PESQUISA: Moro empata com Bolsonaro no 2º turno e recebe 62% dos votos de Haddad e 65% de Ciro Gomes

Pesquisa PoderData mostra que 62% dos votos do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) no 1º turno da disputa à Presidência vão para o ex-ministro Sergio Moro em 1 eventual 2º turno contra o presidente Jair Bolsonaro.

O ex-juiz federal, como se sabe, foi o maior algoz do PT durante as investigações da operação Lava Jato. Inclusive, condenou o maior líder do partido, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a 9 anos e 6 meses de prisão no caso do tríplex do Guarujá, em 2017. Agora, os petistas preferem até mesmo o lavajatismo para evitar Bolsonaro.

De acordo com a pesquisa, no 1º turno Bolsonaro lidera a disputa presidencial com 38% das intenções. Haddad vem atrás, com 14%. Moro é o 3º colocado.

Além de 62% dos votos de Haddad, Moro herda 65% dos eleitores de Ciro Gomes. Também fica com 85% dos eleitores de Mandetta e Doria.

Considerando os eleitores de Bolsonaro no 1º turno, 7% mudaram seu voto do presidente para o ex-ministro da Justiça.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do Poder360. Os dados foram coletados de 3 a 5 de agosto, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 512 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

O levantamento também mostra a estratificação dos votos de 1 possível 2º turno entre Bolsonaro e Moro. Mais mulheres preferem Moro (45%) e homens, Bolsonaro (53%). Além de ter perdido apoio da elite brasileira, o presidente fica atrás em outro grupo que lhe foi fiel em 2018: os que têm 60 anos ou mais (32%).

Considerando as regiões, o Sul e o Nordeste são os locais mais bolsonaristas, com 49% e 43% das intenções de voto, respectivamente. Moro venceria no restante do país.Os dados mostram ainda que o presidente é o preferido de quem tem ensino médio (45%), pelos sem renda fixa (44%) e daqueles que recebem de 5 a 10 salários mínimos. Já Moro é a escolha de quem tem ensino fundamental (42%) e também de quem cursou o ensino superior (50%).

Quanto à renda, o apoio ao ex-ministro é maior entre ricos (65%) e também entre quem recebe até 2 salários mínimos (44%).

PODER 360

0 comentários:

Postar um comentário