Subscribe:

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

EUA começam a aplicar também vacina contra covid-19 da Moderna

Os Estados Unidos começaram a administrar a vacina da farmacêutica Moderna nesta segunda-feira (21), acrescentando-a à Pfizer como parte da “ofensiva” do governo contra a covid-19.

“Graças à Operação Warp Speed (a operação lançada pelas autoridades americanas para facilitar e acelerar o desenvolvimento, fabricação e distribuição de vacinas) estamos agora na ofensiva contra o vírus”, disse o secretário de Saúde e Serviços Humanos dos EUA (HHS), Alex Azar, em entrevista coletiva virtual.

Segundo Azar, cerca de 3.700 centros de saúde receberão até amanhã cerca de 3,5 milhões de doses da vacina da Moderna, que tem 94% eficácia, segundo dados oficiais.

Para provar que confia na vacina da farmacêutica sediada no estado de Massachusetts (EUA), Azar anunciou que será imunizado com ela “em breve”.

Por sua vez, o chefe da Operação Warp Speed, Moncef Slaoui, explicou que durante as festas de fim de ano é “especialmente importante” manter as medidas de segurança, como o uso de máscaras, porque a grande maioria da população ainda é “vulnerável” ao vírus.

Esta operação para transportar a vacina para mais de 3.700 pontos nos Estados Unidos é muito maior do que aquela organizada para distribuir a vacina da Pfizer (distribuída em 636), a primeira aprovada pelas autoridades americanas e que 2,9 milhões de americanos receberam na semana passada.

Conhecida pela fabricação do Viagra, a Pfizer organizou seu próprio sistema para distribuir a vacina em hospitais, enquanto a Moderna, até recentemente uma pequena empresa emergente, tem sido assistida pelo governo dos EUA sob a Operação Warp Speed.

A enorme diferença no número de pontos de distribuição (de 636 a 3.700) deve-se às exigências de conservação para cada vacina.

A vacina da Moderna é transportado em pequenas caixas refrigeradas e deve ser mantida em uma temperatura de -20 graus Celsius, enquanto a da Pfizer requer espaços maiores, pois deve estar rodeada de gelo seco para permanecer na faixa de -60 a -80 graus.

Todas as doses, independentemente do laboratório, viajam com um forte dispositivo de segurança, que conta inclusive com o Serviço de Delegados dos Estados Unidos (U.S. Marshals Service).

R7

0 comentários:

Postar um comentário