Subscribe:

terça-feira, 13 de abril de 2021

Umarizal: Município contará pela 1ª vez com um médico especialista em ginecologia e obstetrícia

Atualmente, no Brasil, é reconhecida a importância de se ter um acompanhamento abrangente no pré-natal, que inclua não só questões biológicas, mas, também, outros aspectos relevantes ao desenvolvimento infantil, como a saúde emocional da mãe, o apoio que ela encontra nos familiares, no trabalho, na escola e na comunidade, bem como orientações sobre a importância da construção do vínculo com o bebê e da participação do pai e sobretudo que o município possa propiciar uma equipe multiprofissional que possibilite tudo isto.

Para que haja, de fato, um atendimento que promova qualidade de vida à gestante, ao bebê e à família, algumas iniciativas são essenciais. A primeira está relacionada ao formato do atendimento que, para se prestar aos objetivos reais do pré-natal, precisa ser multiprofissional. Isso significa contar com a ação de médico obstetra e ginecologista, médicos da família, auxiliares e técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, educadores físicos e fisioterapeutas. No entanto, não adianta ter todos os profissionais atuando se esse trabalho não for integrado e, sobretudo, centrado nas necessidades das gestantes para que ocorra a troca de conhecimentos e a busca compartilhada de soluções para cada impasse detectado.

Vale ressaltar que, desde de 1984, o Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM), do Ministério da Saúde do Brasil, preconiza esse atendimento multiprofissional e em consonância com esta o município de Umarizal-RN, através da gestão do Prefeito Raimundo Pezão, que já contava com enfermeiros, médicos da família, nutricionista, educador físico, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social etc., passará a contar com um atendimento do médico Ginecologista Obstetra, dar mas suporte aos pré-natais de alto risco e as cirurgias obstetras quando se fizer necessário. Isso é, algo inédito não só em nosso município, mais em muitos da nossa região”, destacou o Coordenador da Atenção Básica de Umarizal – O Enfermeiro Charlles Kenedy.


Desta forma a Prefeitura Municipal de Umarizal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com total apoio do Prefeito Raimundo Pezão contrata o renomado Especialista em Ginecologia e obstetrícia, Dr. Alderi Nascimento, da cidade de Pau dos Ferros-RN que atenderá quinzenalmente em Umarizal-RN, na UBS – Expedito de Souza, tendo início nesta próxima sexta-feira, 16 de abril de 2021. Os atendimentos serão encaminhados e agendados pelos enfermeiros de cada UBS do município, haja visto que os mesmos são quem estão mais próximos no dia a dia do público alvo a ser atendido por este especialista.

0 comentários:

Postar um comentário