Subscribe:

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Assistência Social de Viçosa retoma as atividades presenciais do SCFV

Suspensas desde o mês de abril de 2020 devido à pandemia da Covid-19, as atividades presenciais da Rede de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação, Meio Ambiente e Assistência Social de Viçosa/RN foram retomadas a partir do dia primeiro de setembro de 2021.

Para que essa retomada acontecesse os profissionais foram orientados sobre as regras que serão implementadas nos grupos e unidades para assegurar a oferta do Serviço, que desde o início do ano passado vem sendo desenvolvido por meio de atividades remotas.

“É fundamental voltar a receber essas pessoas em situação de vulnerabilidade, que ficaram muito fragilizadas durante o isolamento social. As atividades presenciais reforçam o vínculo do usuário com nossos profissionais e facilitam muito o acolhimento”, pontuou a secretária Dalva Vieira.

O objetivo é de garantir o atendimento de todos os grupos de idosos, Mulheres, Homens, crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a Secretaria optou pelo atendimento híbrido, mantendo também a modalidade remota do serviço, implementada no início do ano passado, com os profissionais do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e do SCFV, participando de capacitações que têm como foco os protocolos de biossegurança e o Plano de Retomada das Atividades Presenciais desenvolvido pela Secretaria.

Entre as principais exigências do Plano de Retomada das Atividades Presenciais, está a ocupação de, no máximo, 50% da capacidade das salas de atividades, além de manter o distanciamento mínimo exigido pelos protocolos de segurança.

O Plano ainda prevê uma rigorosa rotina de cuidados na unidade de atendimento, a obrigatoriedade do uso de máscaras durante todo o tempo de atendimento e a higienização regular das mãos e espaços físicos utilizados. Práticas que já são realizadas, pois os equipamentos mantiveram o atendimento aos usuários quanto ao Cadastro Único e concessão de benefícios eventuais.


A gestora Dalva Vieira, explicou que para elaborar o documento, a equipe da vigilância socioassistencial estudou todas as resoluções e protocolos de biossegurança estabelecidos pela gestão municipal. Com base no Plano, os coordenadores de cada serviço poderão avaliar as condições gerais do espaço para o retorno presencial reduzido e organizar a execução do sistema híbrido.

A retomada do SCFV na modalidade presencial vai além do cumprimento de regras técnicas para assegurar a saúde tanto dos profissionais quanto dos usuários. Segundo a Secretária Dalva Vieira, as equipes estão orientadas a ter um olhar diferenciado ao acolher o público que retornar ao atendimento presencial. “Sempre tivemos como foco um acolhimento humanizado, mas agora vamos ficar mais atentos porque muitas pessoas irão voltar para os grupos fragilizados pelo isolamento social ou até mesmo pela perda de algum familiar ou amigo”.

Ao observar qualquer situação desse tipo, a orientação é trabalhar a questão com temáticas pertinentes e levar o assunto para as atividades socioeducativas que compõem o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com o propósito de atender melhor às necessidades do usuário.

Do Viçosa Click

0 comentários:

Postar um comentário