Subscribe:

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Vacinação de crianças deve começar em janeiro, prevê Ministério da Saúde

O Ministério a Saúde comunicou nesta 2ª feira (27.dez.2021) que a vacinação contra covid-19 para crianças de 5 a 11 anos deve iniciar ainda em janeiro. Em nota, a pasta disse que é favorável a inclusão de crianças no PNO (Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação) e que vai formalizar a decisão em 5 de janeiro “após ouvir a sociedade”.

“A recomendação do Ministério da Saúde é pela inclusão das crianças de 5 a 11 anos na Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), conforme posicionamento oficial da pasta declarado em consulta pública no dia 23 de dezembro e reforçado pelo ministro da Saúde em manifestações públicas. No dia 5 de janeiro, após ouvir a sociedade, a pasta formalizará sua decisão e, mantida a recomendação, a imunização desta faixa etária deve iniciar ainda em janeiro”, diz a nota.

Em nota técnica enviada ao STF (Supremo Tribunal Federal), a secretária extraordinária de Enfrentamento à covid-19, Rosana Leite, defendeu que a vacina contra o coronavírus é segura em crianças. “Antes de recomendar a vacinação, os cientistas realizaram testes clínicos com milhares de crianças e nenhuma preocupação séria de segurança foi identificada”, escreveu.

Na última 6ª feira (24.dez.2021), o ministro Ricardo Lewandowski, do STF, abriu prazo de 5 dias para o governo Jair Bolsonaro (PL) explicar a exigência de prescrição médica para aplicação de vacina em crianças. O despacho foi assinado depois da Rede Sustentabilidade acionar o tribunal contra o Ministério da Saúde.

Poder 360

0 comentários:

Postar um comentário