Subscribe:

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Ucrânia: ONU pede diálogo e vê próximos dias como “críticos”

O Conselho de Segurança da ONU (Organizações das Nações Unidas) se reuniu na noite de segunda-feira (21.fev.2022) em Nova York (EUA) para discutir a questão na Ucrânia. Representantes de países como Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e Japão pediram reforço da diplomacia para evitar uma guerra na Ucrânia.

Pouco antes do encontro, a Rússia reconheceu a independência das autoproclamadas “repúblicas populares” de Luhansk e Donetsk, aumentando a tensão na região.

A reunião na ONU durou em torno de 1h30 e não houve anúncio de nenhuma decisão. O encontro tinha como objetivo a troca de informações e serviu para que os países declarassem suas posições diante do conflito.

Rosemary DiCarlo, subsecretária-geral da ONU, disse estar “profundamente preocupada” com os recentes acontecimentos. Segundo ela, foram registradas 3.231 violações do cessar-fogo no leste da Ucrânia nos últimos dias.

DiCarlo instou os principais atores a trabalharem para uma solução diplomática, descrevendo as próximas horas e dias como “críticas”.

BRASIL

O embaixador brasileiro na ONU, Ronaldo Costa Filho, evitou criticar a Rússia, mas pediu que “todas as partes envolvidas mantenham o diálogo”. Ele defendeu as leis internacionais e falou da importância de manter a integridade territorial dos países-membros das Nações Unidas.

Um inescapável 1º objetivo é um cessar-fogo imediato, com uma desmobilização das tropas e equipamentos militares em solo”, falou. “Essa desmobilização militar será um passo importante para construir confiança entre as partes, fortalecer a diplomacia e buscar uma solução sustentável para a crise.

Poder360

0 comentários:

Postar um comentário