Subscribe:

quinta-feira, 12 de maio de 2022

Presidente dos EUA reclama da alta da inflação

O Presidente dos EUA, Joe Biden, disse nessa quarta-feira (11.mai.2022) que a inflação no país está “inaceitavelmente alta”. O democrata afirmou confiar que o Fed (Federal Reserve, Banco Central do país) conseguirá controlar a subida dos preços.

“Acredito que construímos uma economia e um mercado de trabalho fortes, e concordo com o que o presidente do Fed, Jerome Powell, disse na semana passada: que a ameaça número 1 a essa força é a inflação. Estou confiante de que o Fed fará seu trabalho com isso em mente”, declarou Biden em nota.

O país divulgou na quarta-feira que a inflação subiu 0,3% em abril e alcançou 8,3% no acumulado de 12 meses. É o maior valor desde 1981. Na comparação com abril de 2021, caiu 0,2 pontos percentuais.

“Além do [trabalho] Fed, meu plano para a inflação está focado em reduzir os custos que as famílias enfrentam e diminuir o déficit federal”, disse Biden.

A inflação norte-americana foi puxada pelos setores de energia e alimentos. Os custos de energia aumentaram 30,3% nos últimos 12 meses –embora o índice tenha caído 2,7% de março a abril. Já os alimentos subiram 0,9% em novembro e 9,4% em 12 meses. Esse foi 17º aumento mensal consecutivo.

0 comentários:

Postar um comentário