Subscribe:

quarta-feira, 1 de junho de 2022

Trilhas Potiguares resgata a cultura popular em Umarizal

O município de Umarizal (RN), localizado a 405 km da capital potiguar, também já recebeu os nomes ‘Gavião’ e ‘Divinópolis’. Mesmo tendo recebido nomes diferentes, se existe algo que permanece ao longo dos 63 anos da sua história é a forte expressão da cultura popular, seja por meio da literatura em cordel, de companhias de teatro locais, como a Arte&Riso, ou outras variadas formas de tradição resguardadas na memória dos habitantes. Pensando nisso, o programa Trilhas Potiguares, que neste ano contempla o município, vai realizar ações voltadas ao fortalecimento da cultura, além de atividades nos eixos do turismo, educação, meio ambiente e trabalho, por meio da economia criativa.

O diagnóstico na cidade foi realizado entre o final do mês de abril e início de maio. O próximo passo é realizar uma reunião de planejamento para delimitar as atividades que serão realizadas nas escolas, associações e espaços abertos. “É uma ação que vislumbra potencializar o desenvolvimento local do município, ressignificando os valores, as crenças, os costumes, hábitos e pontos turísticos na medida em que promove as competências e a habilidades dos estudantes participantes no aspecto da extensão e realização da pesquisa etnográfica”, afirma a professora Maria Aparecida Vieira de Melo, coordenadora da iniciativa em Umarizal.

Na cultura, eixo central, serão realizadas investigações a partir dos espaços públicos da cidade, visando registrar todas as produções literárias que estão sendo desenvolvidas em gêneros como poesia, literatura do cordel e cartas pedagógicas. A atividade dialoga com o planejamento voltado à educação, no qual o projeto pretende fomentar a contação de histórias e resgate de brincadeiras tradicionais no nível fundamental das escolas municipais.

Aliado a isso, tanto o óleo de cozinha das instituições de ensino quanto de restaurantes vai ser coletado e reaproveitado em oficinas de saponificação, favorecendo o campo do meio ambiente.

No segmento da economia, destaca-se a execução de atividades ligadas ao marketing do microempreendedor como, por exemplo, oficinas e capacitação sobre a edição de vídeos no celular. De acordo com a coordenação do Trilhas em Umarizal, isso vai gerar muita expectativa em relação a geração de renda. Outra demanda semelhante apresentada no diagnóstico foi a necessidade de ações para melhorar a renda, autoestima e visibilidade do trabalho dos catadores do município. 

Para possibilitar as ações, o projeto conta com duas coordenadoras e alunos da UFRN distribuídos nos cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ecologia, Nutrição, Letras e estudantes da Residência Multiprofissional em Atenção Básica. Ao todo, a equipe já realizou cinco reuniões no formato híbrido para discutir sobre o Trilhas em Umarizal e as  atividades foram distribuídas conforme o curso e as habilidades apresentadas por cada discente.

Da UFRN

0 comentários:

Postar um comentário