Subscribe:

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Poços anunciados por vereador vão garantir água para zona rural e urbana de Umarizal

O vereador Érico Onofre anunciou nesta terça, 08, durante sessão do legislativo, que o município de Umarizal está sendo beneficiado com maior programa emergencial de abastecimento d’água já visto.

“Trata-se da perfuração em caráter emergencial de vários poços na zona rural e urbana. Esses poços já foram locados e vão atender a uma população de no mínimo duas mil pessoas”, contou o vereador.

De acordo com Érico a conquista é do deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) e do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca – Dnocs. “São poços tubulares repassados por um programa específico do Governo Federal através de um fundo do Ministério da Integração Nacional e que foi repassado para o Dnocs que é presidido por indicação de Henrique”, explicou.

De acordo com o vereador, o projeto dos poços funcionará como um completo sistema de abastecimento. “Com instalações de bombas submersas para cada poço com sistema de bombeamento elétrico” disse.

O projeto beneficiará, segundo Érico, inclusive a zona urbana. “Um dos poços que serão perfurados será no bairro Caraíbas. Vamos lá, fincar uma maquina perfuratriz naquele bairro e o poço vai ser furado. O chafariz será na rua, no meio do bairro que é pra atender a todos, quem vier com panela, com balde com carro pipa vai ter sua água, assim a gente espera contar com a vazão”.

“Esses poços já foram locados e vão começar a ser perfurados na próxima semana”, completou o vereador.

Assessoria CMU

1 comentários:

Unknown disse...

Atitude mais do que nobre do Vereador Érico Onofre. Mas algo ai me preocupa, como Gestor Ambiental, futuro Técnico em Controle Ambiental e acima de tudo como cidadão Umarizalense mesmo não residindo mais ai. antes que esta água desse poços sejam distribuídas para a população deveria ser feito um estudo de analise desta água para saber se está dentro dos padrões estabelecidos de potabilidade. Verificar a potabilidade da água significa analisá-la para saber se o consumo é seguro, ou seja, se a ingestão da água pode ou não trazer riscos à saúde do consumidor. Toda água destinada ao consumo humano deve obedecer aos padrões de qualidade estabelecidos na Portaria 518 do Ministério da Saúde. A análise bacteriológica identifica possíveis infestações por microorganismos através da análise de indicadores como o E.Coli e os Coliformes Totais:

Minha opinião como Gestor e Técnico em Controle Ambiental. Haja vista que nada adianta destribuir água para a população seja mesma estiver contaminada, isso vai contribuir para ocasionar doenças e veiculação hídrica. Doenças causadas pela água

É só buscar o Padrão microbiológico de potabilidade da água para consumo humano. Antes de distribuir fazer esta analise para não criar problemas futuros, ainda mais no Bairro Caraíbas um bairro cm um potencial poluidor muito grande por ser inserido em seu espaço o Matadouro Publico e por ser m espaço urbano existir centenas de fossas sépticas que contribui para poluir a água com coliformes fecais.

Postar um comentário