Subscribe:

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Vereador Chico de Brancar, defensor da Educação, cobra pagamento de salários atrasados aos funcionários

O vereador Chico de Brancar (DEM), na tarde de ontem, terça-feira (23) iniciou o seu pronunciamento comentando sobre a educação municipal e o atraso dos salários dos professores da rede municipal em Umarizal.

 Sabemos que é uma problemática constante, que vem acontecendo ao longo dessa gestão. No início da gestão eu cheguei a participar de algumas reuniões, com representantes da classe. Mais confesso que diante das dificuldades de repasses financeiros do município de Umarizal, o maior problema dos pagamentos atrasados na educação é falta de compromisso da gestão, com a classe da educação. Sabemos que o FUNDEB é complemento, e nenhum prefeito (a) está impedido de investir o valor que for possível e o município puder, para investir na educação e até mesmo em salários. E pode pesquisar em nossa região, a cidade de Umarizal é o município que paga o menor salários aos professores. Parece que o município não tem noção do que é o FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, assim da valorização dos profissionais da educação. A qual atende toda educação básica da Creche até o Ensino Médio, ou seja, o FUNDEB tem como principal objetivo promover a redistribuição dos recursos vinculados à educação. Aí, eu pergunto a população de Umarizal, alunos e pais de alunos se tudo isso acontece na educação do município de Umarizal?”, frisou.

O parlamentar ainda complementou sua fala, dizendo que às vezes existem postagens de pessoas que fazem parte da educação, mais que não podem falar a verdade.

“Porque primeiro olha para o bolso, e recebe suas gratificações e tem seus cargos comissionados. E aí, ficam defendendo o próprio bolso, defendendo o errado e parece assim que também não recebe seus salários atrasados. E não olham para os colegas, que amanhã e no futuro a gestão vai passar, vai entrar outro gestor municipal e esses colegas professores vão estar lá, a qual são pessoas concursadas, moram no município e prestam serviços. Infelizmente existe essa divisão, na hora de lutar pelo o suor do trabalhador. E não é de agora, nós sabemos que existiu também no passado”, disse.

Chico também lembrou em seu pronunciamento, que em gestões passadas viu reivindicações da classe da educação, mas não por salários atrasados.

Víamos reivindicações por implantações de letras, carreira de salários, melhorias de condições de trabalho. Mais não vir reivindicações por salários atrasados, a verdade precisa ser dita. Isso é a prova viva, que a gestão atual não está cuidando nem do básico do básico, que é apenas pagar o salário em dia”, disse.

Chico de Brancar frisa que enquanto isso a gestão alega que não tem dinheiro para pagar o salário em dia dos profissionais da educação.

Mais tem dinheiro para sair oferecendo emprego nas casas, e esse emprego pra quem não entende, é pago com o FPM a qual esse dinheiro poderia ser economizado para complementar o FUNDEB e consequentemente pagar os profissionais da educação em dia”, declarou.

0 comentários:

Postar um comentário