Subscribe:

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

EUA não viram movimentos nucleares ‘concretos’ na Rússia, segundo Pentágono

Os Estados Unidos disseram nesta segunda-feira (28) que não detectaram nenhuma mudança “concreta” na posição nuclear da Rússia desde que Vladimir Putin pôs suas forças de dissuasão atômica em alerta.

“Ainda estamos monitorando e acompanhando a questão muito de perto”, disse um alto funcionário do Pentágono a repórteres, um dia após o anúncio do presidente russo. “Penso que não vimos nada de concreto como resultado de sua decisão. Pelo menos não por enquanto”, acrescentou.

O funcionário reconheceu que era difícil saber o que estava “por trás da ordem de Putin”. Segundo ele, o simples fato de mencionar ou ameaçar usar forças nucleares é inútil e representa uma escalada significativa na invasão da Ucrânia. Ele ainda reafirmou que a Otan nunca ameaçou a Rússia.

Neste domingo (27), Belarus, aliada da Rússia, realizou um referendo que elimina a obrigação da ex-república soviética de permanecer como “zona livre de armas nucleares”.

As potências ocidentais denunciaram essa medida, que, segundo elas, permitirá que Moscou transfira armas nucleares para Belarus, outro vizinho da Ucrânia e que também faz fronteira com vários países da Otan.

Quando indagado se movimentos desse tipo haviam sido observados, o funcionário do Pentágono respondeu que não.

Ele também assegurou que, no momento, não há evidências de que haja soldados belarussos na Ucrânia em apoio às forças russas.

“Até onde sabemos, as forças que entraram na Ucrânia são todas russas”, disse ele, acrescentando que Moscou levou para o território ucraniano quase 75% das forças de combate concentradas na fronteira nos últimos meses.

R7

0 comentários:

Postar um comentário