Subscribe:

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Agricultores se mobilizam para reivindicar àgua para a comunidade !


Ribeirinhos de Umarizal, Caraúbas e Olho D'água dos Borges pedem a liberação das águas do Açude do Rodeador

Agricultores e agricultoras, crianças, adolescentes, representantes dos movimentos sociais e sindicais dos municípios de Umarizal, Caraúbas e Olho D'água dos Borges promoverão nesta sexta – feira, dia 15 de outubro, uma mobilização popular para pressionar o Governo do Estado a reabrir a comporta do açude do Rodeador, distante 11km de Umarizal. O evento acontecerá na frente do Açude do Rodeador, em Umarizal, a partir das 8 da manhã.

A falta de abastecimento de água, segundo os agricultores, vem acontecendo desde a construção do açude do rodeador, em 1994, quando, no período seco, a água tem ficado represada no açude e não chegando às comunidades ribeirinhas. Segundo dados da Secretaria de Recursos Hídricos, o açude do Rodeador opera hoje 75% da sua capacidade máxima e há estudos da Semarh que mostrou que o açude tem água suficiente para abastecer o lençol freático do Rio Umari, sem prejudicar o abastecimento das cidades de Umarizal e Rafael Godeiro.

As comunidades fizeram então um abaixo-assinado que pedia a liberação das águas. O documento foi entregue à Secretaria de Recursos Hídricos no dia 7 de outubro. Os agricultores tiveram como resposta que há uma obra impedindo a liberação das águas do Açude do Rodeador. A mobilzação, então, tem o objetivo de mostrar ao poder público os problemas enfrentados pelas comunidades, pedir a liberação das águas e pressionar o Governo Estadual a finalizar a obra que se arrasta desde fevereiro deste ano. 

0 comentários:

Postar um comentário