Subscribe:

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Passado as convenções, agora é hora de avaliar.



Teoricamente a cultura política e democrática nordestina tem vários medidores para avaliar força ou profetizar quem vai vencer uma eleição. Um deles, é realizar um “censo” em relação à quantidade de gente em convenção e comício. Cada um faz o seu, todo mundo tem sua própria “catraca” à contagem, normalmente eivada de paixão.
Em Umarizal não é diferente.
Mas em verdade, esse experimento é muito mais um produto da mitologia popular do que recurso científico. É artifício de marketing sertanejo. A eleição é que, de fato, decide tudo. E não adianta suscitar outra bobagem que virou lugar-comum a cada final de apuração dos votos: “se tivesse mais uma semana fulano virava.”
Eleição, com data definida em anos de antecedência, é como competição olímpica: o atleta tem que se preparar para chegar  no auge de sua forma àquele dia da competição. É um esforço para se atingir a plenitude de suas condições neuromusculares e psicológicas. Numa corrida de 1.500 metros não existe um metro a mais. São só 1.500 metros.
No corre-corre atrás do voto, do mesmo jeito. Não tem essa lorota de mais um dia ou mais uma semana.
Se formos medir por volume de gente, quem se saiu melhor entre as convenções do mês passado  (Junho), em Umarizal, Mano (DEM) ou Elijane (PR)? A impressão do Blog é que o grupo situacionista levou ligeira vantagem, utilizando a mesma fórmula que a adversária oposicionista, ou seja, uma enorme capacidade de mobilização e melhor organização.
Então, normalíssimo que ambas tenham galvanizado tanta atenção, incluindo curiosos e olheiros de lado a lado.


A mobilização de Elijane
Aconteceu no dia 16 de junho em um sábado, na escola 11 de agosto uma das avenidas principais de Umarizal, de inicio ainda a incerteza se participaria muitos populares, já que na mesma noite e hora na cidade, acontecia vários eventos(arraias no Bairro Matador, escolas Zenon e Germano Sobrinho) fato esse que os oposicionistas de Umarizal culparam a base situacionista de terem organizados tais eventos para atrapalhar a convenção da oposição, os partidos da situação falam que não tem nada a ver com a história contada pela oposição. Mais a convenção seguiu, com o otimismo que todo grupo político tem, (seja oposição ou situação) como fato novo a chegada do presidente da câmara Chico de Brancar e do vereador Tatá e um palanque recheado de novos pré-candidatos.
Partidos: PR, PMDB, PPS, PDT e PSDB
Com o apoio de fora a nível de estado, esteve presente o deputado Leonardo, fiel amigo do ex-prefeito Néo e um representante do deputado João Maia, esses ficaram do inicio ao fim da convenção.
Ponto negativos: O som em alguns pontos da quadra estava ininteligível, confuso. A acústica do lugar – ou a própria qualidade do sistema sonoro – não ajudou. É tanto que para algum blog gravar o discurso de alguns candidatos era um sacrifício.

Convenção de Mano
Na convenção do vice prefeito Mano aconteceu em uma sexta-feira dia 22 do mês passado, na Escola Estadual Zenon de Souza, agora diferente da oposição que se preocupava com os eventos da cidade que acontecia no mesmo horario, a base situacionista a preocupação era uma só, lotar a escola Zenon de Souza, algo que deu certo, a quem diga que foi uma das convenções com maior público presente em toda história política de Umarizal, mais fato esse que não deve ser adotado como um termômetro de vitória segundo alguns analistas políticos da cidade, a política é dinâmica e pode acontecer mudanças, a oposição pode aparecer com fatores novos, assim também como a situação pode aumentar seus favoritismo, ou nada pode acontecer.
Presentes o deputado Getúlio Rêgo, e o agora ovacionado ex-prefeito Adson Luiz, e o prefeito Rogério e alguns pré-candidatos novos.
.
A coligação: PSD, DEM, PT e PSB.
Pontos Negativos: O deputado Federal Betinho Rosado que não compareceu, e assim como em outros município, tem o mesmo discurso pelo telefone.  
Programação visual
Numa avaliação preliminar, parece que a programação visual da campanha de Mano leva vantagem, são vários coordenadores preocupado com a imagem do pré-candidato Mano, como ele vai sair nas fotos, como seu discurso vai sair nos meios de comunicação, isso é algo de estrema importância para um candidato esse ano.
Os discursos:
Os dois, Mano e Elijane, prometem uma campanha limpa. Excelente. Que possam agir com rapidez, para que os mais exacerbados não produzam algo em sentido inverso.
Os dados foram jogados ou como se diz em Olho D’água “Os bozois foram rebolados”.

Por C. Santos reeditado por Raniele Gomes

4 comentários:

Anônimo disse...

E, em questão de quantidade de pessoas isso não se tenta igualar, pois na convenção da oposição a população foi por livre o espontânea vontade, já na da situação até lista de comfirmação de presença os funcionários tinham que assinar, e ai, acham que é espontânea a participação dos funcionários na mobilização da situação??

Anônimo disse...

eu tive lá e não assinei lista nemhuma, agora a oposição esta luoca e desesperada.os cartuchos q tinhão gastaram com dois vereadores mais esqueceram de combinar com os eleitores,os votos dessa mulher tá igual a gáz butano nimguém ver nimguém sabe de nada.

Anônimo disse...

é mentira de quem disser que na situação teve lista p assinar, eu sou contratada da prefeitura e eu fui pra convenção porque eu quis ir, e eu não assinei nenhuma lista, e nem soube de ninguém que assinou.Conversa fiada da oposição que sabe que vai perder e fica com historinhas pra boi dormir.......

Anônimo disse...

sou funcionario;eu ja decedi meu voto em branco porque eu nao vejo opcoes.

Postar um comentário