A governadora Rosalba Ciarlini foi a convidada do Jornal do Dia, da
TV Ponta Negra, desta quarta-feira (07). A entrevista girou em torno da
contenção de gastos determinada pela governadora com o intuito de
garantir a prestação de serviços à população e recuperar a capacidade de
investimento do Estado.
Rosalba explicou que o corte de gastos foi motivado pela queda nos
repasses de recursos federais. Segundo a governadora, somente em
relação ao Fundo de Participação dos Estados (FPE), houve queda de
receita de mais de 10%; ou seja, o Rio Grande do Norte deixou de receber
mais de R$ 200 milhões somente no primeiro semestre deste ano.
Apesar das dificuldades, Rosalba mostrou-se confiante. “O Rio Grande
do Norte não está quebrado. Está passando por um momento difícil, que,
com esforço e trabalho, vai ser superado. O corte de gastos é justamente
para que as ações prossigam de forma adequada, sem prejuízo à
população”, afirmou.
A governadora destacou que outros estados, como Minas Gerais, Paraná e
Bahia – mais ricos que o RN – também estão promovendo a readequação
orçamentária e que a contenção de gastos é uma realidade nacional, dado o
baixo desempenho da economia brasileira.
Rosalba comparou o orçamento do Estado com o de uma casa. Ela disse
que quando os recursos estão escassos é preciso estabelecer prioridades
para que a casa continue funcionando de forma adequada. “Cada secretaria
vai ter que se adequar. Promover corte nas diárias, nas viagens, na
conta de energia, se possível, até no cafezinho. É um sacrifício
necessário”, ponderou.
A governadora afirmou que herdou uma dívida da administração passada
da ordem de R$ 800 milhões e que o ajuste das finanças promovido desde o
início de sua gestão possibilitou que o estado recuperasse
credibilidade e conseguisse estabelecer convênios e acordos que
resultaram em benefícios para a população.








0 comentários:
Postar um comentário