Subscribe:

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

EUA não viram movimentos nucleares ‘concretos’ na Rússia, segundo Pentágono

Os Estados Unidos disseram nesta segunda-feira (28) que não detectaram nenhuma mudança “concreta” na posição nuclear da Rússia desde que Vladimir Putin pôs suas forças de dissuasão atômica em alerta.

“Ainda estamos monitorando e acompanhando a questão muito de perto”, disse um alto funcionário do Pentágono a repórteres, um dia após o anúncio do presidente russo. “Penso que não vimos nada de concreto como resultado de sua decisão. Pelo menos não por enquanto”, acrescentou.

O funcionário reconheceu que era difícil saber o que estava “por trás da ordem de Putin”. Segundo ele, o simples fato de mencionar ou ameaçar usar forças nucleares é inútil e representa uma escalada significativa na invasão da Ucrânia. Ele ainda reafirmou que a Otan nunca ameaçou a Rússia.

Neste domingo (27), Belarus, aliada da Rússia, realizou um referendo que elimina a obrigação da ex-república soviética de permanecer como “zona livre de armas nucleares”.

As potências ocidentais denunciaram essa medida, que, segundo elas, permitirá que Moscou transfira armas nucleares para Belarus, outro vizinho da Ucrânia e que também faz fronteira com vários países da Otan.

Quando indagado se movimentos desse tipo haviam sido observados, o funcionário do Pentágono respondeu que não.

Ele também assegurou que, no momento, não há evidências de que haja soldados belarussos na Ucrânia em apoio às forças russas.

“Até onde sabemos, as forças que entraram na Ucrânia são todas russas”, disse ele, acrescentando que Moscou levou para o território ucraniano quase 75% das forças de combate concentradas na fronteira nos últimos meses.

R7

Negociação entre Rússia e Ucrânia termina sem acordo

A primeira reunião entre as delegações russas e ucranianas, realizada nesta segunda-feira (28), terminou sem acordo entre as partes, de acordo com a agência estatal de notícias da Rússia, a Tass. O diálogo ocorreu na fronteira da Ucrânia com Belarus.

Segundo a agência RIA, que citou o assessor da presidência ucraniana Mykhailo Podolyak, os representantes irão se reunir com seus governos para consultas antes de uma segunda rodada de negociações nos próximos dias. Para o governo ucraniano, além de uma interrupção do conflito, o objetivo da reunião era negociar uma saída das tropas russas que invadiram seu país.

O governo russo de Vladimir Putin espera conseguir que a Ucrânia entregue suas armas e declare status de neutralidade, sem adesão à Otan. A Ucrânia vive o quinto dia de bombardeio. Kiev, capital e coração do poder, e Kharkiv, segunda maior cidade ucraniana, estão cercadas de tropas russas.

Belarus também fez ataques à Ucrânia e cedeu a fronteira para a invasão russa. Apesar da investida, o governo bielorrusso garantiu que não terá ação militar durante a reunião.

Metrópoles

sábado, 26 de fevereiro de 2022

Riacho da Cruz: Mais obras, mais trabalho, mais conquistas


Na manhã da última sexta-feira aconteceu a entrega de mais 04 veículos que irão servir à população riachocruzense, sendo 02 carros de passeio para a Saúde, 01 trator com implementos agrícolas para a agricultura e mais 01 caminhão-pipa para o abastecimento de água.

Além disso, o prefeito Marcos Aurélio fez a assinatura da Ordem de Serviço de duas importantes obras: a restauração do canal de drenagem de águas pluviais (galeria) e a pavimentação em paralelepípedo da estrada que dá acesso ao Sítio Aracaju, zona rural do nosso município, além do recapeamento e drenagem das nossas estradas vicinais.

Tudo isso, fruto de muito trabalho da gestão que está levando Riacho da Cruz pra frente e pra melhor!


Para MP, reajuste dos professores não é tema eleitoral e consulta de Fátima ao TRE-RN não tem sentido

O procurador regional Eleitoral, Rodrigo Telles, emitir parecer pelo não conhecimento de consulta feita pela governadora Fátima Bezerra ao Tribunal Regional Eleitoral para saber se poderia dar o aumento de 33% aos professores sem infringir a lei eleitoral, por ser candidato à reeleição. Com negociação que se arrasta há vários dias e a greve deflagrada pelos professores. Fátima tentava saber do TRE se haveria vedação ao pleito da categoria.

O procurador ressaltou no parecer ao opinar pelo não conhecimento da consulta que o assunto não se trata de “caracterização da conduta vedada prevista no art. 73, VIII, da Lei nº 9.504/97, na hipótese de o gestor público estadual ou municipal apenas e tão-somente, ainda que em ano eleitoral, atualizar os respectivos valores nos termos fixados pela União, ainda que o índice aplicado exceda a inflação”.

Por fim diz o parecer, “não-conhecimento da consulta, em razão da formulação de questionamentos concretos, ou, subsidiariamente, o não

conhecimento do primeiro questionamento, uma vez que ele não veicula material eleitoral propriamente dita”.

O caso está sob relatório do desembargador Cláudio Santos e deverá ser analisado nós próximos dias. Confira o parecer na íntegra:

Justiça Potiguar

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

SAÚDE: Prefeitura de Riacho da Cruz ofertou serviço para escolha de óculos de grau.


A Prefeitura de Riacho da Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem promovendo ações que buscam melhorar a saúde de todos munícipes. Nos dias 23 e 24 de fevereiro aconteceu a escolha de óculos de grau, no Hospital Vicente do Rêgo Filho para pessoas cadastradas que participaram das consultas com o Médico Oftalmologista, Dr° Cristiano Monteiro.

A empresa disponibilizou uma variedade de óculos masculino e feminino (adulto e infantil), onde mais de 90 (noventa) usuários passaram por análise individual e escolha do modelo da armação adequada.

Ucrânia proíbe homens adultos de deixarem o país

Em uma declaração assinada nesta quinta-feira (24), Zelensky disse que “para garantir a defesa do Estado, mantendo a prontidão ampla de combate e movimentação das forças armadas da Ucrânia e outras formações militares”, foi ordenada uma movimentação, inclusive na capital, Kiev e todas as principais cidades da Ucrânia.

“A mobilização deverá ser realizada no prazo de 90 dias a contar da data de entrada em vigor deste decreto”, refere o comunicado.

A mobilização também instrui “o Serviço de Segurança da Ucrânia a tomar medidas de contrainteligência durante a mobilização geral”.

Ele ordenou o “recrutamento de recrutas, reservistas para o serviço militar, sua entrega a unidades militares e instituições das Forças Armadas da Ucrânia” e outros serviços de segurança do Estado.

Ao mesmo tempo, a Ucrânia baniu todos os cidadãos do sexo masculino de 18 a 60 anos de deixarem o país, de acordo com o Serviço de Guarda de Fronteiras do Estado.

A declaração disse que após a introdução da lei marcial na Ucrânia, uma restrição temporária foi imposta.

“Em particular, é proibido que homens de 18 a 60 anos, cidadãos ucranianos, deixem as fronteiras da Ucrânia”, disse o comunicado. “Este regulamento permanecerá em vigor durante o período do regime legal da lei marcial. Pedimos aos cidadãos que levem em consideração esta informação.”

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Biden anuncia novas sanções e diz que Putin quer restabelecer a antiga URSS

O presidente Joe Biden anunciou nesta quinta-feira (24) um novo pacote de sanções contra, pelo menos, quatro bancos da Rússia, além do congelamento de recursos russos em instituições financeiras nos Estados Unidos. Biden também informou que a elite russa, apoiadora de Putin, será alvo das sanções, coordenadas entre americanos e aliados mundo afora.

Segundo o presidente, a Rússia terá os negócios limitados em diferentes moedas, citando dólar, libra, euro e yen. Assim como no discurso da última terça-feira (22), no qual anunciou as primeiras sanções, Biden afirmou que o estrangulamento financeiro russo será feito de uma maneira em que não impacte o mercado interno.

O presidente destacou o combustível nos Estados Unidos e afirmou que irá liberar reservas de petróleo para não inflacionar preços nos postos de gasolina. Para Biden, Putin é o “agressor” que escolheu a guerra e deverá arcar com as consequências. Na visão do mandatário americano, o presidente russo buscará reestabelecer a antiga União Soviética, começando pela dominação da Ucrânia.

Biden repetiu que não enviará tropas americanas a solo ucraniano para combater soldados russos, mas reforçou que qualquer ação contra países da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) será prontamente respondida. “Nossas forças armadas não vão para a Europa combater na Ucrânia, mas para defender nossos aliados da Otan e tranquilizar estes aliados do Leste.”

Diferente do discurso das últimas semanas, no qual Biden afirmava que a diplomacia era o caminho, o presidente foi firme ao declarar que não tem intenção de voltar a conversar com o Putin sobre a crise na Ucrânia. De acordo com Biden, o mundo está vendo a real face de Putin, que teria atacado a paz mundial, citando, mais uma vez, o desejo do russo pela a construção de um império.

R7

Olho d’Água: Deputada Natália destina Emenda 249.321,00 Mil para compra de uma Ambulância UTI

Em parceria com o mandato do vereador João Maria (PT), a Dep. Federal Natália Bonavides (PT), destinou recurso no valor de 249.321,00 reais em emenda para o município de Olho D' Água do Borges, destinado para compra de uma Ambulância UTI.

O vereador João Maria agradeceu a deputada que vem sendo parceira com o município, com ação importante que vai melhorar a qualidade de vida dos olhodaguenses.

O professor vereador João Maria reforça também seu trabalho em conjunto com os deputados e senadores do PT em busca de recursos para a melhoria do bem-estar da população olhodaguense, contribuindo assim na gestão da Prefeita Maria Helena e Vice- Prefeito Antonimar Amorim.

Riacho da Cruz: Escola Camila de Léllis promoveu a Reunião de Pais para início no Ano Letivo


Construindo uma relação de confiança e parceria entre escola e família, nos dias 23 e 24 de fevereiro, a Escola Municipal Camila de Léllis em Riacho da Cruz com apoio da Secretaria Municipal de Educação promoveu as reuniões de pais dos estudantes matriculados nos (anos iniciais, anos finais e EJA).

Os encontros aconteceram na Quadra de Esportes e discutiram sobre a importância da participação ativa e do papel dos pais ou responsáveis no acompanhamento dos filhos á escola, a apresentação da equipe docente, divulgação de cronogramas, além de normas, estratégias de avaliação e atividades que serão desenvolvidas no decorrer do ano.

Sucesso marca o 1° Fórum Comunitário do Selo UNICEF, edição 2021-2024

A Prefeitura de Viçosa/RN, através do Conselho M. dos Direitos da criança e do Adolescente e da Comissão Intersetorial do Selo, realizaram na manhã de ontem, 23, o 1° Fórum Comunitário do Selo UNICEF.

O momento rico em diálogos, também contou com a presença do gestor municipal, Ramon Alves; da Secretária e articuladora do Selo, Dalva Vieira; Secretários municipais, vereadores, servidores, crianças e adolescentes do Nuca, e com a apresentação da Banda Pe. Dário Torbolli, que abrilhantou o evento.

O fórum teve como objetivo, debater e viabilizar ações para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes no município, o evento contou com grupos de debates para que todos pudessem contribuir para a elaboração do Plano de Ação Municipal.

Assessoria de Comunicação Social

‘Quem interferir levará a consequências nunca antes experimentadas na história’, ameaça Putin

Ao anunciar o início de uma operação no leste da Ucrânia na noite desta quarta-feira (23) – horário em Brasília -, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez um pronunciamento aos russos. Ele afirmou que ” todas as decisões já foram tomadas e que os russos precisam se preparar para mudanças nos próximos dias.

Putin alertou para que nenhum outro país interfira na ação russa na região separatista na Ucrânia.

“Quem tentar interferir, ou ainda mais, criar ameaças para o nosso país e nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências como nunca antes experimentado na história”, disse o líder russo.

O presidente da Rússia também afirmou que a responsabilidade pela guerra e suas consequências é da Ucrânia.

Toda responsabilidade será do regime da Ucrânia. Todas as decisões já foram tomadas. A verdade está do nosso lado. Os objetivos serão atingidos”.

Putin alertou os russos precisam se preparar para alterações na vida cotidiana no país, já prevendo sanções mais severas por parte dos Estados Unidos e aliados. “Será necessário se adaptar às mudanças que podem acontecer”, afirmou.

g1

Rússia ataca a Ucrânia; explosões são ouvidas em várias cidades

Após dias de escalada de tensão e ameaças, a Rússia de Vladimir Putin atacou a Ucrânia nas primeiras horas desta quinta-feira (24).

Pouco depois de Putin ter autorizado, em pronunciamento pela TV, uma operação militar nas regiões separatistas do leste da Ucrânia, explosões e sirenes foram ouvidas em várias cidades do país, segundo relatos de repórteres da CNN. A Ucrânia informou que pelo menos oito pessoas morreram e nove ficaram feridas.

Em seu pronunciamento, Putin justificou a ação ao afirmar que a Rússia não poderia “tolerar ameaças da Ucrânia”. Putin recomendou aos soldados ucranianos que “larguem suas armas e voltem para casa”. O líder russo afirmou ainda que não aceitará nenhum tipo de interferência estrangeira.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky anunciou que impôs a lei marcial no país e pediu que a população permaneça calma.

“Caros cidadãos ucranianos, esta manhã o presidente Putin anunciou uma operação militar especial em Donbas. A Rússia realizou ataques contra nossa infraestrutura militar e nossos guardas de fronteira. Ouviram-se explosões em muitas cidades da Ucrânia. Estamos introduzindo a lei marcial em todo o território do nosso país”, declarou.

O ministro ucraninano de Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, afirmou que Putin ordenou invasão de larga escala. “Cidades pacíficas da Ucrânia estão sob ataque. Esta é uma guerra de agressão”, escreveu.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia descreveu a ação militar da Rússia como um “ato de guerra”, em um comunicado publicado nas redes sociais.

A reação da comunidade internacional foi imediata. Em declaração divulgada pela Casa Branca na madrugada desta quinta, o presidente americano Joe Biden disse que a “Rússia sozinha é responsável pela morte e destruição que esse ataque trará”.

“Me reunirei (nesta quinta) com os líderes do G7, e os Estados Unidos e nossos aliados e parceiros imporão severas sanções à Rússia”, afirmou Biden logo após falar ao telefone com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

A União Europeia também criticou os ataques. Segundo a chefe da Comissão Executiva do bloco, Ursula von der Leyen, a União Europeia responsabilizará Moscou pelo ataque “injustificado” à Ucrânia.

CNN Brasil

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Umarizal: Prefeito Raimundão Pezão adquire caminhão caçamba para atender demandas do município


Após solicitação feita ao Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, prefeito Raimundo recebeu na manhã desta quarta-feira (23/02), um Caminhão Basculante 0km, que será de grande importância para assegurar cada vez mais, a melhoria dos serviços na zona urbana e rural do nosso município.

É mais um benefício para os umarizalenses, do compromisso é permanecer sempre na busca por melhorias para a cidade, dando continuidade os serviços de limpeza da cidade.

“Fátima vai pedir voto para Lula e Carlos Eduardo para Ciro Gomes”, diz presidente nacional do PDT

Carlos Lupi, presidente nacional do PDT em entrevista a 98FM Natal nesta quarta-feira, dia 23, falou sobre os diálogos para a possível aliança entre seu partido e o PT no Rio Grande do Norte e também sobre suas posições em relação à campanha eleitoral deste ano.

Segundo Lupi, “a aliança entre Carlos Eduardo com a governadora Fátima Bezerra ainda está em negociação, mas não tem nada totalmente decidido entre os dois partidos”. Na mesma 98FM na segunda-feira, dia 21, Carlos, que é presidente do PDT no Estado, afirmou que a aliança estava praticamente fechada e que ele recebera autonomia da executiva nacional do partido para conduzir os diálogos.

Na verdade, pelo que sei falta apenas o PT finalizar as discussões internas para que o anúncio da aliança seja feito”, ponderou o presidente do PDT.

Contudo, Lupi deixou claro que a questão nacional não afetaria uma possível aliança no Rio Grande do Norte. “Fátima vai pedir voto para Lula e Carlos Eduardo para Ciro Gomes”, afirmou, se referindo ao fato de cada partido ter um pré-candidato a presidente. Atualmente Lula lidera as pesquisas de intenção de voto, enquanto Ciro gravita entre terceiro e quarto lugar nas mesmas pesquisas.

Agência Saiba Mais

Umarizal: Prefeito Raimundo Pezão faz entrega de material esportivos para atletas


O Prefeito Raimundo Pezão acompanhado do Assessor de Educação Física, Prof. Erico Nóbrega, durante a noite dessa terça-feira (22/02), fizeram entrega de Material Esportivo para os atletas da equipe Umarizal Futsal, na oportunidade foram entregues tênis de Futsal para os atletas da equipe, que estão treinando para representarem a nossa cidade nas próximas competições na região, que será realizada na cidade de Lucrécia-RN, no próximo mês nas categorias sub-18 e sub-20.

O projeto Umarizal Futsal conta hoje com mais de 20 jovens treinando diariamente, com total apoio da Prefeitura de Umarizal.

A nossa gestão estará sempre apoiando o esporte municipal nas mais diversas modalidades nas competições municipais e regionais”, destacou o Prefeito Raimundo Pezão.


terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Candidatura de Ezequiel Ferreira a governador está sendo discutida em Brasília

O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), se reuniu em Brasília com o ministro do Desenvolvimento Regional e pré-candidato a senador Rogério Marinho (PL), nesta terça-feira, 22. Na pauta, possível candidatura de Ezequiel ao Governo do Rio Grande do Norte

Ezequiel está acompanhado dos deputados estaduais Gustavo Carvalho e Tomba Faria, fiéis companheiros do tucanato potiguar. Do encontro, não saiu nenhuma versão oficial, apenas a foto distribuída nas redes sociais.

O presidente da ALRN também vai conversar com o outro ministro potiguar Fábio Faria (ainda no PSD), que tem interesse na sua candidatura a governador.

O retorno da comitiva tucana está prevista para quinta-feira, 24, podendo ser antecipada caso o diálogo tenha flua rápido para uma convergência à chapa majoritária da oposição.

Blog do César Santos

Viçosa/RN: Prefeito Ramon Alves realiza a entrega de material escolar

Ontem segunda-feira (21), o gestor Ramon Alves, realizou a entrega de material escolar a todos os alunos da Escola Municipal Francisco Gomes Pinto.

O gestor esteve acompanhado com a Secretária Municipal de Educação, Alaene Alves; da Diretora da Instituição de ensino, Sâmea Rafaela e demais servidores.

Assessoria de Comunicação Social

Fábio Faria retira candidatura mesmo liderando pesquisas para o Senado

O Ministro das Comunicações Fábio Faria anunciou em coletiva agora à tarde a retirada da pré-candidatura ao Senado Federal nas eleições 2022 para apoiar Rogério Marinho.

A decisão foi tomada mesmo com os resultados apresentados nas cerca de trinta pesquisas publicadas pelo BLOG do BG e outros veículos de comunicação de junho de 2021 a janeiro de 2022, que trouxeram um melhor desempenho de Faria que pontuou melhor e sustentou o crescimento em quase 90% das sondagens realizadas, em relação ao ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

A decisão de Faria para apoiar Rogério Marinho, foi em nome da unidade da oposição e fortalecimento para candidaturas para enfrentar Fatima Bezerra nas eleições de outubro.


Riacho da Cruz: Fevereiro Roxo / Cuidando de quem cuida


Em alusão a Campanha Fevereiro Roxo, mês de conscientização para incentivar o diagnóstico precoce de Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus, a Secretaria Municipal de Riacho da Cruz promoveu na tarde desta segunda, um encontro com os cuidadores de pessoas acamadas e/ou com alzheimer.

No Centro de Saúde Júlia de Paiva Nobre a equipe promoveu diversas atividades, exames e atendimentos específicos com enfermeiros, psicólogo, fisioterapeuta e nutricionista. A ação proporcionou conhecimento e saúde aos cuidadores, auxiliando-os nos trabalhos diários com pacientes acometidos por estas patologias.

Ucrânia: ONU pede diálogo e vê próximos dias como “críticos”

O Conselho de Segurança da ONU (Organizações das Nações Unidas) se reuniu na noite de segunda-feira (21.fev.2022) em Nova York (EUA) para discutir a questão na Ucrânia. Representantes de países como Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e Japão pediram reforço da diplomacia para evitar uma guerra na Ucrânia.

Pouco antes do encontro, a Rússia reconheceu a independência das autoproclamadas “repúblicas populares” de Luhansk e Donetsk, aumentando a tensão na região.

A reunião na ONU durou em torno de 1h30 e não houve anúncio de nenhuma decisão. O encontro tinha como objetivo a troca de informações e serviu para que os países declarassem suas posições diante do conflito.

Rosemary DiCarlo, subsecretária-geral da ONU, disse estar “profundamente preocupada” com os recentes acontecimentos. Segundo ela, foram registradas 3.231 violações do cessar-fogo no leste da Ucrânia nos últimos dias.

DiCarlo instou os principais atores a trabalharem para uma solução diplomática, descrevendo as próximas horas e dias como “críticas”.

BRASIL

O embaixador brasileiro na ONU, Ronaldo Costa Filho, evitou criticar a Rússia, mas pediu que “todas as partes envolvidas mantenham o diálogo”. Ele defendeu as leis internacionais e falou da importância de manter a integridade territorial dos países-membros das Nações Unidas.

Um inescapável 1º objetivo é um cessar-fogo imediato, com uma desmobilização das tropas e equipamentos militares em solo”, falou. “Essa desmobilização militar será um passo importante para construir confiança entre as partes, fortalecer a diplomacia e buscar uma solução sustentável para a crise.

Poder360

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

EUA e União Europeia anunciam sanções após Putin reconhecer regiões separatistas da Ucrânia

A presidente da Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia (UE), Ursula von der Leyen, anunciou nesta segunda-feira que o bloco europeu vai reagir com sanções contra a Rússia após a decisão do presidente Vladimir Putin de reconhecer a independência das regiões separatistas pró-Moscou na Ucrânia.

Já os EUA anunciaram que vão impor sanções contra as áreas separatistas, alertando que mais medidas punitivas podem ser impostas, se necessário. Segundo a porta-voz da Casa Branca, Biden publicará uma ordem executiva para “proibir novos investimentos, comércio e financiamento por parte de americanos de, para ou nas regiões” pró-russas de Donetsk e Lugansk.

Para o bloco europeu, a decisão russa é uma “flagrante violação do direito internacional”.

“O reconhecimento dos dois territórios separatistas na Ucrânia é uma violação flagrante do direito internacional, da integridade territorial da Ucrânia e dos acordos de Minsk. A UE e seus parceiros reagirão com unidade, firmeza e determinação em solidariedade com a Ucrânia”, disseram o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e Leyen, no Twitter.

Segundo o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, as sanções da UE à Rússia serão divulgadas terça-feira.

Em comunicado da Casa Branca, Psaki afirmou que o decreto de Biden “também dará autoridade para impor sanções a qualquer pessoa determinada a operar nessas áreas da Ucrânia”.

Em um telefonema com o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, Joe Biden afirmou que os EUA apoiam a integridade territorial da Ucrânia. Ele “reafirmou o compromisso dos Estados Unidos com a soberania e a integridade territorial” da Ucrânia, informou a Casa Branca.

Segundo a nota oficial, Biden também “atualizou o presidente Zelensky sobre a resposta americana, que inclui nosso plano para impor sanções. O presidente Biden reiterou que os Estados Unidos vão responder rápida e decisivamente, em sintonia com seus aliados e parceiros, a novas agressões russas contra a Ucrânia”.

Segundo o secretário de Estado americano, Antony Blinken, a ordem executiva dos EUA foi projetada para evitar que a Rússia lucre com essa “violação da lei internacional”.

O Globo

Vasco acerta venda para empresa dona do Genoa, da Itália: R$ 700 milhões

O Vasco avança em direção à constituição de empresa para administrar seu futebol e, mais importante, rumo à venda de participação majoritária para uma companhia estrangeira. O presidente do clube, Jorge Salgado, está em Miami e acaba de fechar um acordo com a 777 Partners.

No futebol, a 777 Partners comprou integralmente o Genoa, da Itália, e adquiriu participação minoritária no Sevilla, da Espanha. Também há interesse em comprar outras equipes, na Europa e fora dela.

As negociações levaram três meses. Após cinco versões diferentes, a diretoria vascaína chegou à proposta que considera adequada para o clube. O acordo ainda é “não vinculante”, ou seja, o documento não gera obrigações para as partes envolvidas, até que o negócio seja consumado – precisa haver aprovação de sócios e conselheiros vascaínos.

A 777 Partners propõe o investimento de R$ 700 milhões na SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Vasco ao longo dos próximos anos, em troca da aquisição de 70% das ações dessa empresa. Também existe predisposição para investimentos na reforma de São Januário, o que potencialmente fará com que a operação como um todo supere o bilhão de reais.

+ Revolução no Genoa, guerra no Sevilla e compra bilionária de aviões: conheça o 777, possível dono do Vasco

Pelo lado vascaíno, as conversas foram conduzidas pelo presidente, Jorge Salgado; pelo CEO, Luiz Mello; pelo vice-presidente de finanças, Adriano Mendes; e pelo vice-presidente jurídico, Zeca Bulhões. A negociação também contou com participação da Matix Advisors.

Governo negocia novas regras contra inadimplência em crédito emergencial

Enquanto prepara o relançamento de programas de crédito criados durante a pandemia, o governo discute com os bancos mudanças para elevar a recuperação de recursos de devedores e adicionar a possibilidade de alterar os juros dos empréstimos em caso de renegociações.

As medidas são debatidas em meio à expectativa de aumento da inadimplência no país, e podem ser estendidas também a um conjunto de até R$ 137 bilhões em empréstimos firmados por meio de programas emergenciais.

As principais instituições financeiras do país, como Bradesco, Itaú e Banco do Brasil, projetam neste ano um aumento gradual da carteira de crédito com atrasos de mais de 90 dias nos pagamentos.

No caso dos programas emergenciais, as instituições veem limitações para as cobranças. O motivo é a legislação que os rege, que não traz uma autorização clara para medidas tradicionais de recuperação dos valores.

Entre as medidas discutidas, está a autorização para substituir o devedor em caso de movimentação societária da empresa que tomou o crédito — em casos de cisão ou falência, por exemplo — e a flexibilidade para aplicar novas taxas após a renegociação dos débitos.

A legislação dos programas, que já foram encerrados para novas operações, prevê juros limitados ou um patamar pré-definido.

Folhapress

Biden e Putin conversam com Macron e aceitam realizar cúpula

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente russo, Vladimir Putin, aceitaram realizar uma cúpula para discutir a segurança e a estabilidade estratégica da Europa. A informação foi divulgada pelo governo da França neste domingo (20.fev.2022). O acordo foi mediado pelo presidente francês, Emmanuel Macron.

Ainda de acordo com o documento, o encontro entre os dois líderes se dará apenas se a Rússia não invadir a Ucrânia. Além disso, um novo encontro já foi agendado, caso a negociação prossiga conforme o planejado, “com todas as partes interessadas”.

As pautas a serem discutidas na cúpula serão elaboradas pelo secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, na quinta-feira (24.fev.2022).

Macron ligou neste domingo (20.fev) para Putin em um “último esforço para evitar uma invasão à Ucrânia”, de acordo com o governo francês. Também telefonou para o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Conversaram sobre possíveis alternativas para garantir uma solução diplomática na escalada de tensão.

Poder360

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Viçosa/RN: Sucesso define a 1ª edição do Luau da Prevenção




A Prefeitura de Viçosa, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último dia 16 de fevereiro, o 1ª Luau da Prevenção, o evento aconteceu na Casa de Cultura Popular "Palácio das Louceiras".

O momento contou com a presença do gestor Ramon Alves; da Vice-prefeita, Selcina Lopes; da vereadora, Helena Maia; servidores da saúde e o público alvo, que era jovens e adolescentes de 12 a 20 anos.

Na oportunidade, o mesmo contou com várias apresentações culturais, dinâmicas, sorteios de brindes e palestras educativas.

Assessoria de Comunicação Social


Umarizal: Senador Jean Paul destina emenda para saúde, pavimentação e reforma de Praça

O município de Umarizal-RN, recebeu com grande satisfação mais uma Emenda do Senador da República Jean Paul, destinado para o CUSTEIO SAÚDE PAB MUNICÍPIOS (manutenção de saúde), no valor de R$150.000,00. E também a indicação de transferência especial no valor de R$200.000,00, destinado para Pavimentação e reforma da praça.

Estamos conseguindo muitas emendas para melhorar a vida dos Umarizalenses, e é com grande satisfação que recebemos essa emenda para o nosso município, agradecemos ao Senador Jean Paul.

Fátima Bezerra cumpre agenda nesta sexta-feira (18) na Região do Seridó

A Governadora Fátima Bezerra cumpre agenda administrativa em Jucurutu (RN) e Currais Novos (RN) nesta sexta-feira, 18.

Em Jucurutu (RN), por volta das 10h, fará a entrega das primeiras casas das obras sociais do Complexo Oiticica a moradores de Carnaúba Torta. As 16 famílias que moram em área a ser inundada pela barragem vão ser removidas para a Agrovila Jucurutu (RN).

Em seguida, com horário previsto para as 11h30, a governadora participará de reunião solicitada pelo Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (Seapac) e Movimento dos Atingidos e Atingidas pela Construção da Barragem de Oiticica para tratar da ocupação dos imóveis construídos para abrigar os moradores de Barra de Santana. A reunião será no ginásio poliesportivo de Nova Barra de Santana.

À tarde, por volta das 15h30, Fátima Bezerra estará em Currais Novos (RN), onde assina convênio com a prefeitura para drenagem e pavimentação de ruas, no valor de R$ 662 mil.

Crise na Ucrânia se agrava, Putin ameaça reação e Biden volta a falar em guerra

Enquanto a guerra de versões sobre o que está acontecendo em torno da Ucrânia se agrava, a disputa diplomática entre Rússia e os Estados Unidos escalou nessa quinta (17), depois de dias de sinalização de Moscou em favor de negociações.

O governo de Vladimir Putin respondeu após três semanas à rejeição dos EUA ao pacote de demandas do russo para estabilizar a segurança no Leste Europeu. A carta afirma que a posição significa que Moscou “pode tomar medidas técnico-militares” para defender seus interesses.

O jargão sugere não uma invasão russa da Ucrânia, que o presidente Joe Biden disse pela enésima vez nesta quinta que pode ocorrer “nos próximos dias”, mas sim ações que serão vistas como agressivas pela Otan (aliança militar ocidental).

A tensão foi reforçada pela expulsão pela Rússia do número 2 da Embaixada dos EUA em Moscou, Bart Gorman. Segundo o Departamento de Estado, “a ação não foi provocada e nós a consideramos um passo escalatório. Estamos considerando nossa resposta”. O Ministério das Relações Exteriores russo não comentou, preferindo se concentrar no aparente ataque hacker contra seu site, que ficou fora do ar.

Na Rússia, poucos acreditam que Putin esteja fazendo mais do que pressão, manipulando o que chama de histeria ocidental para pressionar Kiev a ceder em alguns pontos. Em resumo, o padrão de agravamento e distensão pode se estender por meses. Mas os riscos, claro, existem, especialmente na região leste da Ucrânia.

Folha de S. Paulo

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Após entrevista de Raimundo Alves, Garibaldi descarta aliança com o PT nos termos apresentados pelo secretário de Fátima

O Ex-Senador Garibaldi Alves Filho reagiu à entrevista que o secretário-chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves, concedeu nessa quarta-feira (16) ao Jornal das 6, na 96 FM. Para o ex-presidente do Senado, as declarações de Raimundo Alves, se consolidadas, inviabilizam uma aliança com ele e Walter Alves.

O nome de Walter foi lembrado dentro do grupo situacionista para ser vice. Então, criou-se uma natural expectativa. Mas isso não se confirmou, sobretudo depois das declarações que Raimundo Alves lhe deu ontem”, afirmou Garibaldi. Na entrevista conduzida por Enio Sinedino, Gustavo Negreiros e eu, Raimundo revelou que Carlos Eduardo é o nome que ele e a governadora Fátima querem para o Senado, mas lembrou que isso ainda precisa ser validado pelos partidos que irão compor aliança com o PT.

À dada altura, questionei Raimundo Alves sobre o MDB de Walter e Garibaldi e como seria possível acomodá-los, já que ambos gozam da estima e prestígio do ex-presidente Lula, além de dispor de capital eleitoral considerável.Raimundo, então, enfatizou que numa aliança não se tem apenas os postos centrais (como governador, vice e senador), mas costuras onde sejam possíveis pactos de governabilidade, sugerindo espaços na administração para Walter e Garibaldi.

Não

Ao atender meu telefonema nesta quinta-feira, Garibaldi prontamente informou ter acompanhando a entrevista. Então lhe perguntei: “O senhor se reconhece nesse o tamanho desenhado por Raimundo Alves? Aliança para dispor de espaços no governo? Vocês topariam essa aliança?”. O não foi imediato.

“Não. Não estamos à procura de cargos, estamos à procura de uma afirmação na política do Rio Grande do Norte. De uma participação robusta, ou seja, na própria chapa”, respondeu o ex-presidente do Senado, que dissecou na sequência a estrutura de cargos que já dispõe.

Quem nos interessa que tenha cargos já tem. Os integrantes do MDB que estão às frentes da municipalidade, em prefeituras e câmaras”, explicou o ex-presidente do Senado, sinalizando o tamanho do grupo sobre o qual exerce influência, já que o MDB tem mais de 40 prefeituras no RN.

O espaço

Só resta Ezequiel para o governo do estado

Na ótica da oposição, Ezequiel Ferreira de Souza é o nome mais credenciado para conquistar o governo do Estado, com grandes probabilidade de vencer, governadora Fátima Bezerra.

Mas… não diz se aceita.

Robson Pires

ELEIÇÕES 2022: Dezesseis diretórios do PSD desaprovam aliança com Lula

Um levantamento do Jornal O Globo aponta que lideranças de 16 estados do PSD resistem ao acordo nacional com petistas. A insatisfação acontece em meio aos acenos entre o pré-candidato do PT ao Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente do PSD, Gilberto Kassab, em torno de uma aliança já no primeiro turno da corrida eleitora.

Para a maioria dos dirigentes, o mais conveniente seria uma postura neutra ou a candidatura própria. A Bahia é uma das onze unidades da federação em que há proximidade entre os dois partidos. Enquanto isso, há 13 estados em que os líderes preferem escapar da polarização e outros três (Paraná, Rio Grande do Norte e Distrito Federal) onde a preferência é por Bolsonaro.

Diferente de outros estados, líderes do PSD na Paráiba tratam a aliança com indiferença. O ex-prefeito Romero Rodrigues afirmou que está desinteressado quanto aos rumos que o ex-ministro Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, tomar para a sucessão presidencial.  Mesmo que eventualmente a opção venha a ser apoiar Lula, o ex-prefeito pretende permanecer no PSD.

Mas em outros estados da região, há entraves. No Maranhão, o PSD filiou o ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Jr. para encabeçar uma chapa ao governo na oposição a Flávio Dino (PSB), aliado de Lula.

No Rio Grande do Norte, o ministro Fábio Faria (Comunicações) anunciou que deixará o PSD para apoiar Bolsonaro, mas seu pai, o ex-governador Robinson Faria, concorrerá a deputado federal e segue prestigiado no comando do partido. Em novembro, Kassab participou de um evento do PSD potiguar e endossou a oposição à governadora Fátima Bezerra, do PT, que tentará a reeleição.