Levantamento da agência .MAP indica resiliência do bolsonarismo e desmobilização da esquerda nas redes sociais desde as eleições. Perfis de direita fecharam fevereiro com 30,7% do engajamento, mapeado por meio de curtidas e comentários no Twitter e no Facebook, sendo que 87% deles se apresentam como bolsonaristas.
Esses perfis alavancaram a
presença digital de Jair Bolsonaro (PL) no mês passado. O ex-presidente chegou
ao fim de fevereiro com 41,9% de aprovação em 3,17 milhões de publicações que o
mencionaram.
Em queda desde outubro,
os perfis de esquerda perdem espaço mês após mês e tiveram 13% de participação
no total. Mencionado em 4,6 milhões de publicações, o presidente Luiz Inácio
Lula da Silva (PT) teve aprovação em 54% dos comentários, faixa que se mantém
desde setembro.
Michelle Bolsonaro,
ex-primeira-dama, teve destaque no mês e foi a quarta figura política mais
citada nas redes sociais em fevereiro, com 459,7 mil citações, com aprovação
alinhada à de Bolsonaro, 41%.
A .MAP fez análise a
partir de amostra extraída diariamente de um universo de 1,4 milhão de
publicações no Twitter e no Facebook. Além do registro delas, a agência atribui
peso a reações como curtidas, comentários e encaminhamentos.
Painel – Folha de S.
Paulo
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