Subscribe:

segunda-feira, 2 de março de 2020

Por reeleição, Alcolumbre testa força no Senado e desagrada antigos aliados

Em tentativa de se reeleger como presidente do Senado em 2021, Davi Alcolumbre (DEM-AP) testa a própria força na Casa para mudar a Constituição Federal e desagrada antigos aliados.
Hoje, tanto o chefe do Senado como o da Câmara não podem disputar reeleição na mesma legislatura. A Constituição diz que o mandato é de dois anos — para mudar a regra é necessária uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição).

No final do ano passado, quando questionado sobre o assunto, Alcolumbre afirmou que, "se alguém levantar esta possibilidade, vou estar à disposição". Nos bastidores, ele já comenta a intenção com aliados e sonda a força de um parecer favorável.

Alcolumbre se elegeu presidente do Senado em 2 de fevereiro de 2019, com a bênção do atual ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni (DEM), após um processo conturbado em plenário. Houve anulação da primeira votação, depois que foram registrados mais votos que senadores presente, desistência de candidaturas e o STF (Supremo Tribunal Federal) determinando voto secreto.

Do Uol

0 comentários:

Postar um comentário