Subscribe:

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Governo 'se arma' para conseguir aprovar contas de 2014 no TCU

O governo Dilma Rousseff costura com ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) a aprovação das contas oficiais do governo relativas ao ano de 2014. O governo teme que, depois de os ministros terem condenado as chamadas 'pedaladas fiscais', o órgão de fiscalização fique mais próximo de reprovar as contas da União. A apreciação do tribunal está marcada para o dia 17 de junho.

Uma rejeição, inédita, poderia abrir uma nova crise política e dar ainda mais fôlego para a oposição, que já ingressou com ação penal contra Dilma na Procuradoria Geral da República (PGR) pelas 'pedaladas', como ficaram conhecidas as operações feitas pela gestão Dilma entre 2013 e 2014. Nelas, o governo atrasava, propositalmente, o repasse de recursos do Tesouro Nacional a bancos, especialmente à Caixa, de modo a melhorar artificialmente as contas públicas.

A operação "antirreprovação" do governo já começou. As defesas das 17 autoridades do governo culpadas pelas "pedaladas" são coordenadas pelo advogado-geral da União (AGU), Luis Inácio Adams, e serão entregues ao ministro relator do caso, José Múcio, entre os dias 5 e 15 de junho, no limite dos prazos dados pelo tribunal aos envolvidos no caso. Múcio e seu gabinete técnico somente poderão iniciar as avaliações com todas as defesas em mãos.

Da Veja On line

0 comentários:

Postar um comentário