Subscribe:

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Prefeita Maria Helena mantém salários dos servidores municipais em dia

É com muito alegria que comunicamos o pagamento dos servidores municipais, referente ao mês de novembro. Resultado de muito trabalho e compromisso com os trabalhadores públicos e com a população.

Desde às primeiras horas desta segunda-feira, 30, a Secretaria Municipal de Administração e das Finanças, autorizou o pagamento de todos os funcionários efetivos e comissionados do município de Olho D'Água do Borges. 

Desta forma, a Prefeitura Municipal, Gestão "Trabalho Para Avançar", mantém o compromisso de realizar o pagamento em dia e dentro do mês trabalhado.

De acordo com a Prefeita Maria Helena, o pagamento em dia, tornou-se a marca da gestão municipal por ela liderada, que com base em muito planejamento, compromisso e equilíbrio nas contas públicas, mantém em dia o funcionalismo.

"Nos últimos quatro anos, os quais estive à frente da gestão, passamos por verdadeiras dificuldades, além de enfrentarmos a mudança de três presidentes, crise econômica, política, quedas do FPM, conseguimos com esta equipe maravilhosa, equilibrar as contas do município. Confesso que não foi fácil, mas conseguimos. Já estamos planejando o pagamento do 13º e em seguida, para fechar com chave de ouro, o pagamento de dezembro. O trabalho não para".

Declínio: PT tem pior desempenho em 20 anos

As eleições de 2020 não representaram uma derrota para o PT apenas nas capitais, com o partido ficando pela primeira vez, desde a redemocratização, fora do comando de todos os 26 centros administrativos estaduais. No geral, a quantidade de prefeituras administradas pelo Partido dos Trabalhadores também teve uma queda histórica e ficou abaixo de 200 pela primeira vez em duas décadas.

Dos 5.570 municípios que vão empossar seus prefeitos no dia 1° de janeiro de 2021, apenas 183 serão da legenda, o que representa apenas 3,3% das cidades brasileiras. Em comparação ao pleito de 2016, o PT viu o total de prefeituras cair 28%, ou 71 gestores a menos que os 254 eleitos em 2016.

Já no comparativo aos ditos “anos dourados” da legenda de esquerda neste início de século, a queda é assombrosa. Em 2012, por exemplo, quando o PT foi o terceiro partido com mais prefeitos eleitos no país, a legenda chegou a ter 630 gestores municipais, o que representa uma queda de 71% nos últimos oito anos.

A última vez em que os petistas conquistaram menos de 200 prefeituras foi em 2000, coincidentemente em um período em que o partido ainda não havia assumido o comando do país. Na época, o PT aparecia com 187 prefeitos, número que era cerca de sete vezes menor do que o MDB, na época PDMB, que liderava com 1.256 cidades. Assim como há 20 anos, o MDB segue na liderança, porém dessa vez com 784 municípios, número 38% menor que há duas décadas.

5 MAIORES: PSDB, MDB, DEM, PSD e PP governarão 61,2% dos eleitores do país a partir de 2021

PSDB, MDB, Democratas, PSD e Progressistas são os partidos que governarão mais eleitores no cenário municipal a partir de 2021, cerca de 87,1 milhões. O domínio da quina representa 61,2% do total de eleitores do país.

Ainda há 127 cidades sem resultado divulgado nas informações do TSE (há contestações na Justiça), o que não mudará significativamente a amostra.

A desigualdade entre o grupo dos 5 principais partidos e os demais voltou a crescer nesta eleição. Em 2016, o “G5” concentrava 59,3% dos eleitores. De 2004 a 2008, as grandes siglas se mantiveram estáveis com o comando de 70% do eleitorado nacional. Depois disso, viram a dominância diminuir em 2012 (66,6%) e 2016.

Os 10 menores partidos fecharam as eleições de 2020 com aproximadamente 200 mil eleitores governados, cerca de 0,1% do total. Os “nanicos” nunca tiveram tão pouca representatividade. Há 4 anos, governavam mais de 1 milhão de eleitores. Chegaram a governar 2,5 milhões em 2008, o que à época correspondia a 1,9% do total.

Eis o histórico do domínio dos 5 maiores partidos sobre os 10 menores feito pelo PODER 360:

domingo, 29 de novembro de 2020

Eleito vereador em Mossoró, Lawrence tenta chegar à Câmara Federal com apoio do prefeito Allyson

Eleito vereador em Mossoró, ele se candidatou a federal em 2018, teve 24.551 votos e ficou na primeira suplência da coligação que elegeu o deputado General Girão (PSL).

Lawrence é do Solidariedade, partido de Allyson, que em primeiro de janeiro assume a Prefeitura de Mossoró.

Então o nome do prefeito certamente será o de Lawrence, que na Câmara Municipal integrará a base do prefeito e dele deverá ter o apoio para chegar à Câmara Federal.

Aliás o nome de Lawrence tem ganhado força para ser escolhido presidente da Câmara de Mossoró nessa primeira legislatura, exatamente os dois anos que antecedem as eleições para deputado.

Mossoró: TRE define data e regras de acesso à diplomação dos candidatos eleitos na última eleição

O Tribunal Regional Eleitoral publicou a data de posse dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores de Mossoró eleitos nas últimas eleições e as normas de acesso ao local, tendo em vista o aumento de casos de Covid-19 e no Estado.

O juiz Vagnos Kelly de Medeiros, da 34ª Zona eleitoral, determinou que o ato de diplomação acontecerá no dia 16 de dezembro, a partir das 13h no Fórum Estadual Doutor Silveira Martins, justificando que não há espaço físico adequado nas dependências do Fórum Eleitoral Celina Guimarães, sede do TRE em Mossoró.

Conforme cronograma com horários apresentado aos eleitos, cada vereador terá dez minutos para receber seu diploma, assinar a ata e fazer duas fotografias. Prefeito e vice terão vinte minutos para os mesmos procedimentos.

Até o dia 14 de dezembro, os candidatos eleitos devem informar ao cartório eleitoral pelo e-mail: ze034@tre-rn.jus.br ou por mensagem pelo aplicativo WhatsApp no número (84) 3654-5934, quem os acompanha durante o ato de posse, restrito a: genitores, cônjuge ou companheiro(a); filhos e um fotógrafo.

O TRE informa ainda que haverá controle de acesso de pessoas ao local, sendo permitida a entrada somente de credenciados e reforça a necessidade de que todos os presentes usem máscaras.

sábado, 28 de novembro de 2020

Em Umarizal a prefeita Elijane Paiva ainda não nomeou equipe de transição.

Como nosso blog já informou todo o processo de transição de mandatos obedece uma normatização estabelecida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) por meio das Resoluções 034/2016 e 018/2020, e de acordo com o parágrafo 3º do artigo 3º da Resolução nº034/2016, o gestor em exercício tem como prazo para nomear a equipe de transição o “primeiro dia útil” após receber por parte do prefeito eleito a relação dos nomes indicados a fazerem parte da equipe de transição de mandato.

(RESOLUÇÃO Nº034/2016)

§ 3º A designação da comissão referida no § 2º deste artigo dar-se-á por intermédio da expedição de ato normativo específico, a cargo do gestor competente, no primeiro dia útil imediato à tomada de conhecimento acerca da constituição da Equipe de Transição de Mandato, devendo a mesma ser composta com, no mínimo, 01 (um) representante de cada uma das seguintes áreas.

Após contato com a equipe de transição do prefeito eleito Raimundo, recebemos a informação do coordenador da equipe, o advogado Armando Araújo, que o prefeito eleito enviou à prefeita municipal o ofício de indicação de sua equipe no dia 24/11/2020, e segundo afirmou o advogado, até o presente momento não houve nenhuma publicação do ato de nomeação e nem mantido qualquer contato por parte da prefeitura municipal. “Esperamos que na segunda-feira tenhamos alguma posição por parte do executivo municipal, pois nos preocupamos porque temos pouco tempo para fazermos o apanhado de todas as informações, vemos muitas licitações sendo publicadas, muitos recursos sendo disponibilizados, muitos atos administrativos por parte da atual gestão e ainda não tivemos acesso a nada”, disse Armando Araújo.

Fazemos a seguinte reflexão: o ano está acabando, deveria a atual gestão, se pretende respeitar a lei e a transparência, permitir urgentemente que a transição de mandatos ocorra imediatamente. Vemos a cidade vivendo um alto pico de expansão da Covid-19, e vemos também a estrutura da cidade com serviços essenciais paralisados ou com demanda diminuída desde que passaram as eleições. Nosso blog recebeu relatos que uma parte da população está buscando socorro no município vizinho de Olho D’água do Borges, causando preocupação com a gestão daquele município, tendo em vista o alto índice de infestação em Umarizal pelo coronavírus.

Mossoró: Grupo empresarial falha mais uma vez na política

A tentativa dos empresários Tião Couto e Jorge do Rosário de entrar para a política foi válida pela coragem demonstrada em 2016 quando entraram e conseguiram fazer frente ao rosalbismo.

Mas infelizmente a dupla parou nisso.

Nas eleições de 2018 a estratégia correta seria formar uma dobradinha federal/estadual e ocupar espaços na política. Tião abriu mão de ser candidato a deputado federal e meses depois topou ser vice de Robinson Faria naufragando politicamente com o então governador, um dos mais rejeitados do país.

O erro estratégico não só custou a eleição de Jorge para Assembleia Legislativa como enfraqueceu o grupo para 2020.

Jorge era a bola da vez para a Prefeitura de Mossoró. Não decolou nas pesquisas e terminou abraçando o rosalbismo ainda que a contragosto de Tião que se manteve distante do pleito.

Acabou marcado como o vice da primeira derrotada de Rosalba Ciarlini na capital do Oeste. De forma cruel, alguns militantes atribuem a Jorge a fama de “pé frio”.

Mas Rosalba não perdeu por ter escolhido um bom quadro para vice, mas por ter uma gestão mal avaliada.

Já a dupla Tião/Jorge pecou por mais uma vez não ter entendido o cenário eleitoral.

Inteligência empresarial, não é garantia de sucesso político.

Do Blog do Barreto

Anvisa recebe dados da vacina da Johnson & Johnson

A Anvisa recebeu hoje dados de qualidade da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Janssen-Cilag, a divisão farmacêutica da Johnson & Johnson.

É a quarta empresa a submeter à agência as informações que serão analisadas na fase seguinte, de aprovação.

No caso da Janssen, ainda faltam dados sobre a eficácia e segurança, gerados nos testes com humanos. Outras farmacêuticas também não completaram o envio das informações.

A Anvisa tem até 20 dias para analisar os documentos.

Começou mal: Pra começo de assunto ela…

… Começou mal.

A prefeita eleita em Pau dos Ferros (RN), Marianna Almeida, esteve em Natal (RN). Teve encontros com os mais desaprovados governos do Rio Grande do Norte: Robinson Faria e Fátima Bezerra.

Do Robson Pires

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Mossoró tem vaga para deputado federal nas eleições de 2022

Terminada as eleições municipais, a classe política começa a subir nos palanques dos pleitos estaduais e federal.

2022 é logo ali, e no Rio Grande do Norte as ‘chamadas de vídeo’ das reuniões remotas discutem sobre as novas bases eleitorais formadas, principalmente, em municípios onde as prefeituras terão novos gestores.

Mossoró, por exemplo… sem Rosalba Ciarlini.

O Blog publicou, um dia depois da eleição, que a prefeita de Mossoró, sem se reeleger, será o sobrenome Rosado natural a tentar uma cadeira de deputado federal, hoje ocupada por Beto Rosado, que deverá ser candidato a deputado estadual.

Rosalba deverá disputar votos em Mossoró com o ex-governador Robinson Faria, do PSD do vice-prefeito eleito Fernandinho das Padarias, que já declarou que será candidato a deputado federal.

Serão dois ex-governadores do Rio Grande do Norte mirando os votos de federal e tendo Mossoró como a menina dos olhos.

Porém, Mossoró terá uma lacuna abertíssima.

O eleitor que escolheu Allyson Bezerra para ser prefeito, não tem o perfil de quem vai votar nem em Rosalba nem em Robinson, e os dois poderão repetir o ex-senador José Agripino Maia, também ex-governador que buscou, e não conseguiu, uma vaga de deputado federal nas eleições de 2018.

Allyson não deverá se pronunciar nem tão cedo sobre sucessão estadual.

Terá uma prefeitura e seus problemas para decifrar nos próximos meses e os sonhos de seus mais de 65 mil eleitores a realizar.

Mas, sabe que Mossoró terá um eleitorado, a preço de hoje, sem candidato a deputado federal.

O General Girão, que foi bem votado em Mossoró, perderia os votos para Rosalba.

Os dois integram o mesmo palanque.

Da Thaisa Galvão

Com medo da Covid-19 pacientes com câncer abandonam tratamento

O medo do contágio pela Covid-19 levou pacientes com câncer a abandonar tratamentos. Segundo a Sociedade Brasileira de Radioterapia, a queda no atendimento é preocupante: caiu em mais de 50% em muitos casos.

Larissa a sobrevivente

A única sobrevivente do Clã dos Rosados nas últimas eleições em Mossoró (RN0 foi a vereadora eleita Larissa Rosado. Poderá disputar um cargo nas eleições de 2022. Deputada estadual ou federal?

Dobradinha com Rosalba Ciarlini para federal e ela para estadual? Ou vice-versa? Tudo é possível em Mossoró (RN) depois que o “menino” tomou a prefeitura.

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Toinho do Miragem, Prefeito da cidade de Viçosa, esta curado de COVID-19

O prefeito de Viçosa e empresário umarizalense Antônio Gomes do Amorim, esteve internado deste o último domingo em uma unidade hospitalar da cidade de Mossoró, por questão de segurança. Toinho do Miragem, como é popularmente conhecido, contraiu o coronavírus e seguiu as determinações que o tratamento requer.

A expectativa era receber alta nas próximas horas, tendo em vista que o último exame constatou que o mesmo já estava curado, na rede social do seu filho, Camilo Amorim, o mesmo diz "Selfie de Gratidão".

Todos que fazem este veículo de comunicação roga a DEUS pela saúde do mesmo e de todos que estão precisando neste momento.

Do Jornal O Potiguar

Riacho da Cruz: Prefeitura realizou a pintura e manutenção do Centro Municipal de Educação Infantil


A Prefeitura Municipal de Riacho da Cruz com apoio da Secretaria Municipal de Educação, através de recursos próprios executou as obras de pintura e manutenção do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) - Benta Suely de Paiva Rêgo.

Os trabalhos foram realizados pela equipe da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo em todos os espaços da instituição, de forma a beneficiar os profissionais e crianças no retorno  presencial das aulas. A retomada está prevista para 01 de fevereiro de 2021, adotando todas medidas e cuidados de higiene com protocolos de saúde específicos que estão sendo desenvolvidos na área de educação.

A cada dez salários de magistrados, sete superam o teto de R$ 39,2 mil, diz estudo

A cada dez salários de magistrados, como juízes e desembargadores, sete estão acima do teto de R$ 39,2 mil no serviço público federal, segundo levantamento apresentado nesta quarta-feira pelo presidente da Frente Parlamentar da Reforma Administrativa, deputado Tiago Mitraud (Novo-MG).

O estudo foi realizado pela bancada do partido Novo na Câmara dos Deputados com base em dados públicos. O objetivo foi analisar os efeitos dos chamados supersalários, pagos à elite do funcionalismo por meio de verbas extras, como indenizações, que driblam o limite constitucional.

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

As estradas “arrombadas” de Fátima Bezerra

O estilo petista da governadora Fátima Bezerra já está em prática de olho na renovação do seu mandado em 2022. Como AINDA não tem OPOSIÇÂO ao seu governo e muito menos adversário declarado, ela está minando toda a Imprensa CHAPA BRANCA do RN, salvo rara exceção. Foram R$ 24 milhões em publicidade destinados a veículos de comunicação para defender o governo mais desaprovado da história política do RN.

Até agora poucas vozes têm se levantado contra a Bezerra paraibana. Salvo as raras exceções que estão na Assembleia Legislativa. Dentre elas, o deputado estadual Nelter Queiroz que criticou severamente a publicidade em OBRAS (quais….???) até que não são do seu governo (como a estrada que liga Jucurutu a Caicó (RN) e torra R$ 24 milhões em publicidade quando a saúde e as estradas do RN estão ARROMBADAS.

Do Robson Pires

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Prefeito eleito Zé Augusto mostra trabalho e já articula a viabilidade de projetos para Portalegre

Passada apenas uma semana da eleição deste ano, diferente de outros políticos que nesse momento estão turistando pelo país, o Prefeito eleito de Portalegre não perdeu tempo, já arregaçou as mangas e saiu em busca de parcerias para fomentar ações estruturantes para implementar em sua gestão, a partir de janeiro.

Zé Augusto foi a Natal visitar os deputados estaduais Ezequiel Ferreira (Presidente da Assembleia Legislativa), Getúlio Rêgo (DEM) e Gustavo Carvalho (PSDB) e tratou com eles do apoio para viabilizar a realização de diversos trabalhos que ele pretende implantar em Portalegre, a partir do ano que vem.

O novo Chefe do Executivo da cidade serrana frisou a importância de agir desde agora e agradeceu aos parlamentares pela receptividade: “Para conseguir recursos e projetos para Portalegre, as parcerias são muito importantes. Por isso, já estamos em campo realizando conexões a nível regional, estadual e também federal. Pois não dá pra administrar uma prefeitura apenas com recursos do FPM. É preciso buscar alternativas para fazer chegar novos recursos, obras e serviços para nosso povo. E, nesse sentido, agradeço aos deputados por terem me recebido, colocando-se à inteira disposição para atender as demandas e pleitos da nossa futura gestão”, concluiu Zé Augusto.

Trabalho: Prefeita Maria Helena Leite de Queiroga cumpre agenda administrativa em Natal

A prefeita Maria Helena Leite de Queiroga cumpre agenda administrativa nesta terça-feira, 24, na sede da CEHAB (Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano), ao lado da engenheira do município Taisa Sangela e do procurador Nadson Sales para tratar da execução das obras das 14 (quatorze) unidades habitacionais que serão construídas em Olho D’Água do Borges. Em reunião com o presidente da CEHAB, Pablo Thiago Lins ficou acordada a inspeção para escolha dos beneficiários das unidades.  

A prefeita Maria Helena destacou a alegria de iniciar um novo mandato com a construção de novas moradias. “Feliz em saber que estou à frente e lutando pelo sonho de muitas pessoas. Isso não vai parar por aqui, vamos em busca de outras parcerias para que possamos fazer ainda mais pelo nosso povo”, destacou.

Riacho da Cruz: Prefeitura realiza reforma e ampliação da nova sede da Farmácia Básica e Casa de Endemias


A Prefeitura de Riacho da Cruz/RN, por meio da Secretaria Municipal de Saúde está realizando a reforma e ampliação da nova sede da Farmácia Básica e Casa de Endemias, localizado no antigo prédio ao lado do Centro Administrativo.

As obras são executadas com recursos do Sistema Único de Saúde - SUS, provenientes do Governo Federal e contrapartida com o município. Os serviços seguem a todo vapor pela equipe de Obras e Urbanismo com a construção de novas salas, banheiros e demais espaços que servirão de apoio para os profissionais de saúde, possibilitando maior conforto e segurança para comunidade.

Raimundo Pezão e Vinícius anunciam equipe de transição


De acordo com as resoluções 034/2016 e 018/2020 do TCE/RN (Tribunal de Contas do Estado) tornou-se obrigatório a criação da Equipe de Transição de Mandato entre as gestões que encerram e iniciam um governo, visando permitir toda transparência e continuidade do serviço público.

Nessa última terça-feira o prefeito eleito Raimundo Pezão e o vice prefeito eleito Vinícius anunciaram a equipe que irá atuar na fase de transição juntamente com a equipe a ser definida pela prefeita Elijane Paiva.

Os nomes indicados foram o do advogado Armando Araújo, da contadora Luana Pinheiro, professor Welington Cortez, o enfermeiro Charles Freitas, do servidor Washington Sales, e Matheus Henrique. Apoiados por um grupo de trabalho que auxiliará a equipe de Raimundo e Vinícius, a expectativa é de muito trabalho num curto espaço de tempo que restou depois da modificação da data da eleição para 15 de novembro em razão da pandemia da COVID-19.

Em breve o prefeito eleito Raimundo Pezão se pronunciará publicamente sobre suas primeiras medidas em sua gestão a partir de 01 de janeiro de 2021.

Rússia diz que vacina Sputnik V tem eficácia de 91,4% contra Covid-19

A vacina russa Sputnik V tem eficácia de 91,4%, segundo anúncio feito na manhã desta terça-feira (24/11) por representantes do governo russo e do Instituto Gamaleya, fabricante da vacina. A análise de fase 3 foi feita com 40 mil voluntários

Segundo os fabricantes, a vacina russa é aplicada em duas doses, com intervalo de 21 dias, e não apresenta efeitos colaterais significativos. Em fase dois, os russos tinham anunciado uma eficácia um pouco maior, acima de 95%. Os resultados não foram ainda publicados em revista científica.

Getúlio Rêgo será o Relator da Lei Orçamentária Anual para o ano de 2021

O deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM) nos repassou, em primeira mão, que foi indicado para ser o relator da Lei Orçamentaria Anual (LOA) 2021, projeto que estima as receitas e fixa as despesas do Governo do Estado para o ano subsequente.

Vale salientar que, pela segunda vez consecutiva, o deputado Getúlio Rêgo ficará responsável por esta importante missão, já que, como integrante da Comissão de Finanças e Fiscalização, da Assembleia Legislativa, terá um papel fundamental na hora de tratar sobre os assuntos inerentes ao Orçamento Geral do Estado (OGE) para o ano vindouro.

Com 10 mandatos na Casa Legislativa, Getúlio Rêgo deverá encarar, novamente, a tarefa utilizando a sua vasta experiência no Legislativo para compor um relatório que atenda o pensamento coletivo da sociedade.

Assim como fez no ano passado, o deputado Getúlio deverá ouvir o Poder Judiciário, o Ministério Público do RN, o Tribunal de Contas do Estado e, claro, a equipe econômica do Governo do Estado, detalhe: sem atuar de uma forma que venha ocasionar obstruções aos rumos que serão adotados pela Chefe do Poder Executivo.

Além do deputado Getúlio Rêgo, a Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia Legislativa é composta pelos seguintes parlamentares: Tomba Farias (Presidente), Galeno Torquato, José Dias, Ubaldo Fernandes e Souza Neto.

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

“Do ponto de vista do governo, não existe prorrogação do auxílio”, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta segunda feira, 23, que não há previsão para nova extensão do auxílio emergencial para além do dia 31 de dezembro deste ano, e que o governo federal estudava a criação de um projeto de renda para substituir o Bolsa Família desde antes da pandemia do novo coronavírus.

A ideia, que inicialmente ficou conhecida como Renda Brasil, mas depois foi alterada para Renda Cidadã, acabou engavetada diante da falta de entendimento para o seu financiamento. “Fizemos reuniões antes da Covid-19, antes do auxílio emergencial já tínhamos essa ideia. Quando veio a pandemia, usamos um recurso de natureza diferente, que é o auxílio emergencial. Não da mesma família, foi lançado para os invisíveis, justamente para quem tinha emprego informal”, afirmou o ministro. De acordo com Guedes, o orçamento do Ministério da Economia para o próximo ano não conta com a continuidade do projeto. “Do ponto de vista do governo, não existe prorrogação do auxílio”, afirmou durante um evento promovido pela Empiricus e Vitreo.

Segundo Guedes, caso o benefício fosse de R$ 200, como inicialmente previsto pela equipe econômica, o valor poderia ser distribuído por até um ano. Porém, com as mudanças impostas pelo Congresso, que elevou o valor para R$ 500, e depois de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) subir para R$ 600, houve maior peso sobre os cofres do governo.

Os beneficiários do Bolsa Família não estavam incluídos na primeira versão do projeto. “O auxílio emergencial é da família das medidas desenhadas para amparar o pessoal da economia informal, e acabamos juntando as duas bases. A proposta inicial era de R$ 200 para os 40 milhões de invisíveis, já que o pessoal do Bolsa Família já tinha proteção”.

O ministro da Economia voltou a afirmar que o Brasil não enfrenta uma segunda onda de infecções pelo novo coronavírus e classificou a pandemia como “tragédia de dimensões imensas”, mas que todos os indicativos apontam para o enfraquecimento da doença no país. Segundo o chefe da equipe econômica, caso haja necessidade, o governo federal saberá como confrontar o repique da Covid-19.

“Nós estamos prontos para reagir a qualquer evidência empírica. Se o Brasil tiver de novo mil mortes [por dia], se tiver uma segunda onda, nós já sabemos como reagir, sabemos os programas que funcionam melhor, quais que não funcionam. […] Não adianta criar fatos que não existem. Hoje o que temos é uma economia voltando“, afirmou.

Jovem Pan

Butantan anuncia que testes da CoronaVac chegaram à fase final

Chegou à fase final o estudo clínico da CoronaVac, a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com biofarmacêutica Sinovac Life Science. De acordo com informações do governo de São Paulo e do Instituto Butantan, os resultados sairão na primeira semana de dezembro e a previsão é a de que, até janeiro de 2021, 46 milhões de doses estejam disponíveis no Brasil.

Os resultados serão enviados pelo Comitê Internacional independente na primeira semana de dezembro para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analise o relatório para verificação da vacina. Os testes no Brasil estão sendo coordenados desde julho pelo Butantan em 16 centros de pesquisa científica espalhados em sete estados brasileiros e no Distrito Federal, com 13 mil voluntários envolvidos. Na última semana, o primeiro lote com 120 mil doses chegou a São Paulo.

Na última terça-feira (17), os resultados da fase anterior de estudos clínicos da CoronaVac foram publicados pela revista científica Lancet, uma das mais importantes do mundo. A publicação mostrou que a vacina é segura e tem capacidade de produzir resposta imune no organismo 28 dias após sua aplicação em 97% dos casos.

Outras vacinas

Nesta segunda-feira (23) a farmacêutica britânica AstraZeneca anunciou a vacina que o laboratório está desenvolvendo contra o novo coronavírus pode ter 90% de eficácia, sem nenhum efeito colateral grave. Desenvolvida pela Universidade de Oxford, atingiu esse percentual na prevenção da doença quando administrada em meia dose e, pelo menos um mês depois, uma dose integral, de acordo com dados do estudo clínico em estágio avançado realizado no Reino Unido e no Brasil. A farmacêutica terá 200 milhões de doses da vacina até o final deste ano, com 700 milhões de doses prontas globalmente até o fim do primeiro trimestre de 2021.

A americana Pfizer informou na última quarta-feira (18) que os resultados finais do teste de estágio avançado de sua vacina mostram que o imunizante é 95% eficaz, tem todos os dados de segurança exigidos referentes a dois meses e que solicitaria autorização para uso emergencial nos Estados Unidos em alguns dias. Segundo a Pfizer, a eficácia da vacina desenvolvida em parceria com alemã BioNTech foi consistente em dados demográficos de idade e etnia, e que não houve efeitos colaterais importantes.

A concorrente Moderna divulgou na segunda-feira (16) dados preliminares para sua vacina, mostrando eficácia semelhante.

Agência Brasil

Oxford e AstraZeneca pedirão à Anvisa autorização para uso emergencial da vacina da Covid-19 no Brasil

 Após a análise preliminar que comprovou até 90% de eficácia contra o novo coronavírus, a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford (Reino Unido) em parceria com a farmacêutica AstraZeneca submeterá os resultados à Anvisa e pedirá autorização para o uso emergencial do imunizante no Brasil.

A vacina é a quarta no mundo a apresentar resultados preliminares de eficácia, mas é a única delas que já tem acordo fechado com o governo federal para compra e distribuição no Brasil. Representantes de Oxford e da AstraZeneca devem ter uma reunião hoje à tarde com Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz e Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Caso seja aprovada pela Anvisa, a vacina deve chegar à população brasileira já em janeiro de 2021. Segundo a coordenadora nacional dos ensaios clínicos da vacina de Oxford, Sue Ann Costa Clemens, além da autorização do órgão federal é preciso que as 30 milhões de doses esperadas para janeiro cheguem ao país. A partir do ano que vem, com a transferência de tecnologia acordada entre Oxford/AstraZeneca e o governo brasileiro, a Fiocruz deve começar a produzir o imunizante.

Também professora visitante da Universidade de Oxford e pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), parceira do estudo, Costa Clemens diz que a dosagem a ser aplicada na população será a mesma que demonstrou a mais alta eficácia constatada nos estudos: meia dose na primeira aplicação, e uma dose inteira na segunda.

Isso, ressalta a cientista carioca, fará com que 30% a mais de doses sejam distribuídas à população, tornando a vacinação em massa mais barata. Segundo ela, o preço do imunizante de Oxford também é o mais baixo de todas as vacinas eficazes conhecidas até agora — US$ 3 (pouco mais de R$ 16) cada dose.

Além disso, a vacina ChAdOx1 nCoV-19 é uma versão enfraquecida de um vírus do resfriado comum (adenovírus), técnica já utilizada em outros imunizantes e que não requer refrigeração em freezers. Ela pode ser armazenada a temperaturas que vão de 2 a 8 graus Celsius, o que torna a logística de distribuição e armazenamento mais acessível.

— Em qualquer sistema de saúde no mundo você tem essas geladeiras. É uma notícia muito boa, porque se trata de uma vacina de fácil acesso — diz Costa Clemens. — A outra coisa superimportante é que temos uma indicação precoce, já que os dados são preliminares, de que a vacina poderia reduzir a transmissão do vírus, não só protegendo contra a doença, mas impedindo a infecção. Aí você está ajudando realmente a parar a pandemia.

A cientista, responsável pela vacinação de 10,3 mil voluntários brasileiros, afirma ainda que não houve casos graves nem de hospitalizações dentre as pessoas que tomaram o imunizante de Oxford. No mundo inteiro, já há mais de 30 mil voluntários envolvidos nos ensaios clínicos da ChAdOx1 nCoV-19. Além de Brasil e Reino Unido, participam das pesquisas Estados Unidos, África do Sul, Quênia, Japão, Índia e Rússia.

O Globo

Vacinação nos EUA pode começar em 11 de dezembro

Responsável pelo programa de vacinas contra a Covid-19 nos Estados Unidos, Moncef Slaoui disse à CNN que os americanos podem começar a ser imunizados a partir de 11 de dezembro.

Ele afirmou que o início da vacinação poderá ocorrer um dia depois depois que a FDA — a agência americana de controle de medicamentos — der o aval à vacina da Pfizer. Essa decisão, como publicamos, poderá ser tomada a partir de 10 de dezembro.

Show de Safadão em Natal (RN) vira referência para o Brasil

Um show realizado na noite deste sábado (22) em Natal (RN) vai virar referência para as organizações de shows para o Brasil.

O Show de Wesley Safadão na Arena das Dunas para 3000 pessoas mostrou que é possível fazer uma festa respeitando TODOS os protocolos exigidos nesta Pandemia.

Distanciamento, uso de máscaras, álcool gel, e consciência mostrada desde a entrada pelos organizadores fizeram a diferença e mostraram que é possível, SIM, realizar eventos e shows deste porte.

São vários vídeos publicados por diversas pessoas no instagram mostrando a organização e a estrutura do evento, mesmo com o show acontecendo.

Os Organizadores estão de Parabéns, Arena da Dunas, Prefeitura do Natal (RN) e Ministério Público.

Uma semana após as eleições Umarizal passa fim de semana atolada no lixo

Terminada as eleições é comum que os governos deem continuidade aos serviços e ações voltados à população. Em Umarizal, uma semana após as eleições a realidade de desprezo está a olhos nus, como bem podemos comprovar com esse registro fotográfico colhido nesse domingo (22/11/2020).

A população passa o final de semana sem o serviço de coleta de lixo, onde as principais ruas do centro da cidade viraram um verdadeiro lixão a céu aberto. São praças e escolas repletas de lixo, e as ruas do centro da cidade se prepara para a feira livre da segunda-feira com esse registro nada atrativo.

Não bastasse o cenário de plena explosão do índice de infecção da COVID-19, a saúde pública de Umarizal enfrenta um cenário de desleixo com a limpeza urbana. Cidade limpa, povo saudável.

Nossa cobrança é no sentido que a atual gestão, embora não tenha conseguido êxito em sua reeleição no último domingo, não esqueçam de que os rumos de nosso município estão sob sua batuta até o dia 31 de dezembro.



domingo, 22 de novembro de 2020

Deputado Getúlio Rêgo ajuda garotinha caraubense que precisou de internamento no Varela Santiago em Natal

Com um estilo de trabalhar permanente em prol da população, deputado estadual Getúlio Rêgo, ao longo dos anos sempre esteve ao lado do povo para ajudar a quem precisa. Ele é considerado o médico que atende em qualquer lugar, qualquer hora a todos que o procura.

Dentro desta logística, Caraúbas é uma das cidades que são beneficiadas pelo trabalho incansável Dr. Getúlio Rêgo, principalmente na área da saúde. Uma prova disso, foi na noite desta sexta-feira (20). O ex-prefeito Eugênio Alves que está em São Paulo ligou para o deputado Getúlio, informando sobre a garotinha Anny Vitória, de 6 anos, que tem Síndrome de Down e que está passando por problema de saúde.

O deputado Getúlio Rêgo, de imediato atendeu ao pedido de Eugênio Alves e entrou em contato com o diretor do Hospital Infantil Varela Santiago, localizado em Natal e hoje a garotinha que é muito querida em nossa cidade já se encontra internada com todos os cuidados necessários.

Não é à toa que o Deputado Getúlio Rêgo é considerado o “Plano de saúde dos Caraubenses”, onde tem contribuído e muito, não só com os moradores de Caraúbas, mas com todos que têm procurado esse grande homem, que não mede esforços para ajudar pessoas que diariamente o procura.

Icem Caraúbas

COVID: Média móvel de mortes no Brasil tem alta de 43,3% em relação a 14 dias

Um dia depois de o Brasil ultrapassar 6 milhões de casos, a média móvel de mortes por Covid-19 voltou a cair. Neste sábado (21/11), a taxa chegou a 475,56. Nessa sexta-feira (20/11), contabilizou 533. Apesar disso, em comparação com a registrada há 14 dias, houve alta de 43,3%.

Devido ao tempo de incubação do novo coronavírus, adotou-se a recomendação de especialistas para que a média móvel do dia seja comparada à de duas semanas atrás. Variações na quantidade de mortes ou de casos de até 15% para mais ou para menos não são significativas em relação à evolução da pandemia. Já percentuais acima ou abaixo devem ser encarados como tendência de crescimento ou de queda.

Em números absolutos, o país registrou 376 óbitos em decorrência da Covid-19 e 32.622 novas infecções de coronavírus nas últimas 24 horas, segundo o mais recente balanço divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). No total, o Brasil já perdeu 168.989 vidas e contabilizou e 6.052.786 casos de Covid-19.

Os cálculos são feitos pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, e se baseiam nos relatórios repassados pelo Ministério da Saúde. Essas informações também alimentam o painel interativo com notícias sobre a pandemia desde o primeiro caso registrado no país.

Média móvel

Acompanhar o avanço da pandemia de Covid-19 com base em dados absolutos de morte ou de casos está longe do ideal. Isso porque eles podem ter variações diárias muito grandes, principalmente atrasos nos registros. Nos fins de semana, por exemplo, é comum perceber redução significativa dos números.

Para reduzir esse efeito e produzir uma visão mais fiel do cenário, a média móvel é amplamente utilizada ao redor do mundo. A taxa, então, representa a soma das mortes divulgadas em uma semana dividida por sete. O nome “móvel” é porque varia conforme o total de óbitos dos sete dias anteriores.

Metrópoles

sábado, 21 de novembro de 2020

Covid-19: Maioria dos casos é transmitida por pessoas sem sintomas

A maioria dos casos do novo coronavírus registrada atualmente é transmitida por pessoas que não têm sintomas, informou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, em inglês) em uma orientação atualizada. Isso mostra porque o uso da máscara é tão importante, disse a agência.

“A maioria das infecções por Covid-19 é transmitida por pessoas sem sintomas”, afirmou o CDC no site oficial, explicando a ciência por trás do uso de máscaras para controlar a transmissão do vírus.

“O CDC e outros estimam que mais de 50% de todas as infecções são transmitidas por pessoas que não estão apresentando sintomas”, informou a agência em uma atualização publicada nessa sexta-feira (20). “Isso significa que ao menos metade das novas infecções ocorre provavelmente por parte de pessoas que não sabem que estão infectadas.”

Segundo o CDC, 24% das pessoas que transmitem o vírus a outras nunca desenvolvem sintomas, e outras 35% são pré-sintomáticas. Além disso, 41% infectaram outras enquanto apresentavam sintomas.

O plano é prorrogar o coronavoucher

O plano do bolsonarismo é prorrogar o coronavoucher.

Diz o Estadão:

A prorrogação do auxílio emergencial por mais alguns meses já está na mesa. O ministro Paulo Guedes dificilmente conseguirá escapar desse caminho. Vai se consolidando uma convergência política para garantir a prorrogação do benefício, mesmo que pequena (no máximo dois meses).”

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

[Lote com 70% Vendido] Segurança e profissionalismo para o show de Aldair Playboy em Portalegre/RN

Logística para o show de Aldair Playboy já começou a ser organizada, a equipe organizadora do evento seguira todos os protocolos de segurança, um integrante da equipe passou por qualificação profissional ofertado pelo SENAC para a retomada da classe, adquirindo assim certificado e selo para trabalhar no segmento de forma segura e responsável, o evento também conta com uma área extensa, 90% aberta e ventilada proporcionando bastante espaço para o distanciamento dos clientes.

Sendo assim, reafirmamos o rigoroso e fiel cumprimento das normas sanitárias, bem como alinhados com os termos do decreto estadual n° 30.035/2020, de 5 de outubro de 2020 e com as demais normas autorizativas de órgãos outros competentes.

Por fim, frisamos o nosso compromisso com a segurança de todos.

RN registra 335 novos casos de coronavírus e 03 óbitos nas últimas 24 horas

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta sexta-feira (20). Foram 335 novos casos confirmados, totalizando 84.865. Nessa quarta-feira eram 84.530.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.657 no total. Três óbitos nas últimas 24 horas e outros quatro após confirmação de exames laboratoriais de dias anteriores. Em investigação estão 392 mortes.

Casos suspeitos somam 38.762 e descartados 206.480. Recuperados são 47.364.

WhatsApp bane mais de mil contas no país após denúncias em canal do TSE

Depois do 1º turno das eleições municipais de 2020, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o WhatsApp anunciaram nesta 5ª feira (19.nov.2020) o banimento de mais de mil contas reportadas na plataforma de denúncias conjunta por suspeitas de disparos de mensagens em massa no aplicativo.

A plataforma de denúncias é uma das iniciativas da parceria estabelecida entre o TSE e o WhatsApp para combater a viralidade e as notícias falsas nas Eleições 2020, no contexto do Programa de Enfrentamento à Desinformação da corte eleitoral.

No período de 27 de setembro a 15 de novembro, 1º turno das eleições, o canal com o TSE recebeu 4.759 denúncias, porém 129 foram desconsideradas por não estarem relacionadas às eleições. Ao todo, 4.630 casos foram enviados ao WhatsApp para verificação de possível violação dos Termos de Serviço.

Após uma 1ª etapa de revisão, o WhatsApp identificou números duplicados e inválidos (sem uma conta válida de WhatsApp atrelada). Das 3.236 contas válidas identificadas, 1.004 foram banidas por violação dos Termos de Serviço do aplicativo, número que corresponde a mais de 31% das contas válidas enviadas pelo TSE. Dentre as contas banidas, mais de 63% já tinham sido bloqueadas de forma proativa e automática pelo sistema de integridade do WhatsApp, antes mesmo de serem reportadas.

Para a secretária-geral da Presidência do TSE, Aline Osorio, que coordena o Programa de Combate à Desinformação, os resultados parciais revelam a importância da parceria para evitar a disseminação de mensagens ilegais durante o primeiro turno. “O disparo em massa de mensagens é uma prática proibida, passível de punição nas eleições. Os eleitores devem estar atentos e denunciar atividades suspeitas que desequilibrem o processo eleitoral.”

“A parceria com o TSE reforça o compromisso do WhatsApp com a integridade das eleições brasileiras e os resultados obtidos até o 1º turno indicam a assertividade das iniciativas implementadas”, afirma Dario Durigan, Head de Políticas Públicas do WhatsApp no Facebook Brasil.

Em 28 de outubro, a partir de dados preliminares, a Corte eleitoral informou decidiu banir 256 contas em função de irregularidades, como a distribuição de conteúdos falsos e propaganda eleitoral irregular.

Poder 360